TIRANDO FORÇAS DO FUNDO DO POÇO. (Pr. André Lepre)

Você já esteve em uma situação difícil, que parece que não tem solução, parecendo que você esta dentro de um poço e suas forças acabaram? Leia esse artigo na íntegra.

55193

Jeremias 38:1-13

A mensagem que Deus comissionou Jeremias para transmitir foi dura, confrontadora, mas, também uma mensagem curadora. Diz um ditado popular que “falar a verdade dói”, muitos não aceitaram essa mensagem e começaram a perseguir o profeta. Só que também há um dito popular que diz, “quem fala a verdade não merece castigo”.  Podemos concordar em termos, pois, falar a verdade sempre será o melhor e o correto a ser feito, porém, todas as nossas ações gerarão consequências, inclusive falar a verdade.  As consequências para quem fala a verdade sempre serão positivas, mas também, poderão gerar perseguições.

Foi o que aconteceu com o profeta Jeremias. Por falar a verdade, por levar a mensagem de Deus na sua íntegra, foi perseguido e até tentaram matá-lo. Mas eu aprendo que, mesmo sofrendo perseguições quem fala a verdade, quando ela leva a verdade de Deus e não a sua verdade, somos protegidos, salvos e blindados pelo próprio Deus, pois, a nossa disponibilidade para falarmos a verdade de Deus está fundamentada na obediência ao Senhor.

Jeremias foi chamado ao ministério profético ainda muito jovem, com 13 anos de idade. E por que Deus chamou Jeremias ainda tão moço? Porque naquela época toda a liderança estava corrompida e Deus precisava de alguém que não viesse a se corromper com o pecado.

É por isso que Deus tem chamado pessoas, tirando a conotação da idade nesse momento, mas, seja ela nova ou de idade avançada mesmo sem se julgar capaz, Deus tem chamado essas pessoas para uma grande obra e as capacitará pelo seu poder.

Só obedece quem crê. Só obedece quem tem fé. E Deus viu em Jeremias alguém capaz de ser obediente à sua voz. Porque quando disse Jeremias: “Ah Senhor, ainda sou uma criança…” Deus respondeu: “Não se preocupe Jeremias, pois, sou eu quem irá colocar as palavras que deve dizer em sua boca.” Então, Jeremias não teve dúvidas, seguiu em frente com o propósito de Deus.

Jeremias não era alguém que proferia profetadas. Hoje em dia vemos algumas pessoas que se dizem servos e servas do Senhor mandando um monte de profetadas em cima do povo para conquistar destaque. Com a intenção de estar em evidência e serem vistos como “celebridades” gospel.

Mas quando eu olho para a trajetória do profeta Jeremias eu vejo que Jeremias era profeta por dois motivos:

1º. Porque a profetada é movida pelo espírito do homem, mas, a profecia é movida pelo Espírito de Deus. Jeremias era movido pelo Espirito de Deus.

. Porque Jeremias era profeta. E profeta tem que sentir o que Deus sente. E Jeremias era capaz de sentir a tristeza de Deus ao ver o seu povo afastado do seu relacionamento, mergulhado em pecado e corrupção. Jeremias sentia o que Deus sente!

A profecia em algumas situações gera perseguição, descaso, rejeição, desconfiança, confrontamentos internos, mas, algo que ela nunca deixará de gerar é o seu cumprimento. Aquele que profetiza pelo Espirito do Senhor verá cumpridas todas as suas profecias.

Perseguiram o profeta e jogaram ele dentro de um poço. E quando jogaram ele dentro do poço, o mesmo estava cheio de lama.

Existem 3 fases do poço:

1ª. Vazio

. Com Lama

3ª. Cheio

Jeremias estava na 2ª. fase do poço. É o que fazem com quem fala a verdade, profetiza da parte de Deus e é fiel à Deus. Jogam-no dentro de um poço! Poço este, cheio de ódio, de amargura, de mágoas, de tristeza, de maldades, de calúnias, de contendas, de disse-me-disse…

Jogaram Jeremias no poço e como já não bastasse ainda fizeram questão que estivesse com lama. Tentaram fazer isso com Neemias. Homens foram pagos para levantar calúnias contra Neemias, mas, Neemias com o seu objetivo bem claro disse: “Olha só uma coisa, estou fazendo uma grande obra e não posso parar, não vou desistir…”  

Quando estamos fazendo uma grande obra tentam jogar lama em nós, para tentar nos parar, desanimar, desistir, para tirar o nosso foco daquilo que Deus nos comissionou, mas, é Deus quem nos conduz, que está conosco no Egito, no deserto, no meio do mar, mas, também está conosco no fundo do poço.

A lama tipifica as frustrações, a inveja alheia, a covardia, a incredulidade, a surdez espiritual, a cegueria espiritual, a arrogancia, a soberba.

Mas Deus ouviu a voz do profeta dentro daquele poço, ainda que sem forças para pronunciar palavras com a sua boca, Deus ouvia o seu coração. Deus então enviou até aquele poço um homem chamado Ebede-Meleque, que significa “servo do rei”. Este homem foi até o poço e lançou uma corda para tirar Jeremias de lá. Deus sempre terá um Ebede Meleque para nós!

Jeremias foi retirado com uma corda feita de panos e roupas velhas. Essa corda representa a alma ferida do profeta pela incompreensão, cansada da injustiça, as marcas da rejeição, da indiferença, das maldades alheias. Diz a Bíblia que Ebede-Meleque mandou que ele colocasse a corda entre as axilas e sob os pés. Isso significa dizer que Jeremias estava exausto por causa do peso da lama, do ambiente do poço.

Mas eu aprendo que quando estamos dentro do poço sufocado pelas lamas da vida só tem duas direções para se olhar. Se olhar para baixo só verá lama e não verá saída, mas, se olhar para cima verá o que Jó viu: “Eu sei que o meu Redentor vive…” (Jó 19:25) Verá a Gloria de Deus e o livramento Dele para você!

Olhe para cima e você verá os céus abertos sobre vós. Olhe para cima e verá o azul da força de Deus. Olhe para cima e verá uma nova esperança, olhe para cima e verá Jesus te dizendo: “Vem filho meu, em ti me comprazo”, olhe para cima e você verá o próprio Deus, pois, Ele te tira de dentro de qualquer poço desse mundo.

Nele, por Ele e para Ele.

Pr. André Lepre – Site

Deixe sua opinião