10 crenças não-bíblicas comuns na igreja de hoje

Existem várias crenças, que nós na igreja acreditamos ter respaldo bíblicos, sendo que na verdade não tem, são crenças relacionados a fé, confissão de pecados, salvação dízimos e outras.

629

Como observador e participante mais amplo do corpo de Cristo desde 1978, ouvi muitas coisas comunicadas que considero não-bíblicas. Muitos desses ensinamentos são tão comumente acreditados ou assumidos que o cristão comum os abraça sem examinar as Escrituras.

A seguir estão algumas das crenças erradas mais comuns:

1 – A salvação e a decisão por Cristo em um altar são as mesmas.

Um dos equívocos mais comuns que observei na igreja hoje é o fato de que as pessoas pensam que, se uma pessoa repete “a oração do pecador” ou responde a um apelo, ela é “salva”. Isso é problemático, uma vez que podemos estar dando uma falsa esperança ao respondente, assegurando-o de sua salvação, quando na verdade eles podem não ser realmente salvos.

Além disso, em nenhum lugar da Bíblia diz que meramente dizer palavras garante a salvação. Além disso, o apelo do altar é um desenvolvimento moderno na igreja evangélica que surgiu da metodologia empregada pelos evangelistas que apelaram às massas para virem ao altar para receberem a Cristo. Embora não haja nada errado com essa abordagem que identifica aqueles que querem dar sua vida a Cristo (para que as pessoas possam obter seus nomes, orar com elas e segui-las), não é o mesmo que salvação.

As escrituras são claras de que tanto o coração como a boca têm que confessar que Jesus é o Senhor (ver Romanos 10: 9-10), e o apóstolo Paulo regularmente repetia a palavra de João Batista quando dizia que produzia frutos que provassem seu arrependimento (veja Atos 26:20, Mateus 3:8). Assim, fazer uma “decisão” emocionalmente motivada para pedir a Jesus em sua vida é um bom passo, mas uma pessoa verdadeiramente convertida dará frutos, provando que eles realmente entregaram sua vida a Jesus. (Veja também 1 João 3:9.) Eu costumava dizer que “centenas foram salvos hoje à noite” quando eu estava me referindo a uma resposta de chamada de altar de massas de pessoas; agora eu simplesmente digo: “centenas tomaram” decisões por Cristo, uma vez que, depois de todos esses anos, tenho agora muito cuidado em distinguir entre uma” decisão “e uma experiência de” conversão “.

2 – Adoração é apenas cantar músicas.

Eu aprendi que o mero cantar de palavras para uma música não significa adoração. Jesus também disse que as pessoas podem honrá-lo com seus lábios enquanto seus corações estão longe Dele (ver Marcos 7: 6-8).

A verdadeira adoração inclui abençoar o Senhor com toda a sua alma (ver Sl 103), o que implica que todo o seu coração, mente e alma – todo o seu ser – está disposto a se curvar diante do senhorio de Cristo enquanto adora e adora a Divindade. (Veja Rev. 4.)

A verdadeira adoração também implica obediência, e é por isso que Jesus disse: “Se você me ama, obedecerá aos meus mandamentos” (ver João 14:15). Conseqüentemente, eu conheci muitas pessoas em equipes de louvor e / ou pessoas na igreja que – durante o culto da igreja – exibiam exuberantes louvores e adoração, mas sua vida privada era tudo menos submetida a Deus.

3 – O arrependido está chorando no altar.

Eu tenho visto inúmeras pessoas fazendo “chamadas de altar” semana após semana, chorando quando elas surgiram. O crente comum pensa que isto é um sinal de arrependimento; no entanto, a palavra “arrependimento” tem a ver com uma mudança de mentalidade, uma mudança de pensamento, mais do que uma experiência emocional. Eu aprendi que, a menos que uma pessoa mude a maneira de pensar em Deus, seu coração nunca será transformado pelo Seu poder. Mesmo Esaú não conseguiu encontrar arrependimento, apesar de tê-lo procurado com choro e lágrimas! (Veja Hebreus 12:17)

4 – Devemos dizer orações.

Em nenhum lugar da Bíblia diz apenas “dizer” orações. Mas em todos os lugares, em ambos os testamentos, é um comando para “buscar a Deus”. Deus se revela aos buscadores – não apenas aos inquiridores casuais. (Veja Sal. 42, 63; Mateus 6: 7,33; Hebreus 11: 6.)

 5 – Deus só espera que demos um décimo das nossas finanças.

O dízimo é apenas um princípio transmitido de Deus a Adão e à sua descendência, razão pela qual Abel deu a Deus uma oferta de primeira fruta (veja Gn 4) e Abraão, Isaque e Jacó deram a Deus um dízimo. Isto foi reiterado novamente na Lei de Moisés (Levítico 27) e nos profetas (Ml 3) e ensinado no Novo Testamento (veja Mt 23, Hb 7).

Dito isto, quando Jesus veio, Ele não se concentrou em um mero dízimo – Ele ordenou a Seus discípulos que entregassem tudo o que tinham a Ele. (Veja Lucas 14: 26-33.) Esta passagem deveria dissipar a noção de que Deus requer apenas um décimo. .

Nada menos que um total coração se rendendo de tudo o que somos e temos é esperado pelo Senhor Jesus Cristo (veja Fp 3, 2Co 5:15). Consequentemente, embora ainda seja importante definir pelo menos 10% para dar a Deus, isso não significa que você pode fazer o que quiser com os outros 90%. A terra é do Senhor e Ele exige uma mordomia e obediência adequadas em relação ao que fazemos com 100% de nossas finanças e posses – não apenas 10%.

6 – A igreja é um local de encontro.

Os cristãos referem-se continuamente aos edifícios que abrigam os cultos da igreja como “a igreja” – e é por isso que, quando vão ao referido edifício, dizem: “Vamos à igreja”. Isto apesar do fato de que a Escritura ensina que Seu povo é a igreja e que cada crente faz o templo do Espírito Santo (veja 1 Co. 3: 16,12).

Precisamos mudar nossa linguagem para concordar com a realidade de que o edifício ou a catedral em que nos encontramos não é a igreja, mas meramente abriga o corpo de Cristo para o culto corporativo, a instrução bíblica e a Ceia do Senhor.

7 – Os ministros estão somente no lugar da igreja.

A palavra “ministro” significa simplesmente servo. Como todos somos chamados a ser servos de Deus, somos todos ministros de Deus – independentemente de estarmos ou não no ministério da igreja em tempo integral. Qualquer que seja seu trabalho, seu empregador está lhe pagando (sabendo ou não) para ser um ministro de Deus, representando-o para a entidade em particular onde você trabalha.

8 – A vida eterna começa quando morremos fisicamente.

Enquanto muitos crentes falam em ir para o céu para estar com Deus para a eternidade, a verdade da questão é: a vida eterna começa no momento em que alguém recebe a Cristo aqui na terra (ver João 3: 16-19, 5:24). Consequentemente, podemos começar a desfrutar da vida abundante (eterna) agora enquanto vivemos na terra!

9 – Quanto maior a igreja, mais influência ela tem.

O fato é que nossa nação nunca teve tanta megaigrejas igrejas como hoje, o cristianismo nunca teve tão pouco impacto na cultura como hoje. Portanto, não há necessariamente uma correlação entre o tamanho de uma igreja e seu impacto na comunidade circundante.

Há até mesmo igrejas de pequeno a médio porte que têm muito mais impacto em uma comunidade do que megaigrejas que estão preocupadas apenas em atrair seus vizinhos para o crescimento da igreja e não se preocupam com as condições das comunidades dos sem igreja.

10 – Não há necessidade de um verdadeiro cristão confessar seus pecados.

Há um ensinamento antibíblico circulando em alguns círculos de hiper-graça que, uma vez que uma pessoa nasce de novo, eles nunca precisam confessar outro pecado, uma vez que Jesus pagou o preço por todos os pecados, passado, presente e futuro. Embora seja verdade que Jesus pagou pelos pecados dos crentes – passado, presente e futuro – precisamos viver uma vida de verdadeiro arrependimento e aplicar o sangue de Jesus em nossa vida depois de pecarmos. Assim como o apóstolo João disse a todos os crentes: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1: 9).

O apóstolo Tiago também aconselha os crentes a “Confessar seus pecados uns aos outros e orar uns pelos outros, para que você seja curado” (ver Tiago 5: 16a). Se alguém ensina que os cristãos podem viver o resto de suas vidas com pecados não confessados, sem arrependimento – depois de lamentar o Espírito Santo de Deus (veja Efésios 4:30), então eu não sei que Bíblia eles estão lendo, mas não é o mesmo que eu!

por: pastor Dr. Joseph Mattera
traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo

Deixe sua opinião