10 Mitos perigosos sobre a Igreja Perseguida

Existem muitos mitos sobre a igreja perseguida como: "É só perseguição se há violência?" "Os cristãos são mais perseguidos no Oriente médio?"

899

Mitos podem ser perigosos. Falsas narrativas podem escorregar em nossas mentes através da notícia, conversas casuais ou mesmo por meio das redes sociais. O problema é – se acreditarmos nesses mitos, eles têm o potencial de mudar a maneira como pensamos, nos comportamos e engajamos o mundo.

Eu caí por muitos dos mitos que você está prestes a ler relativos à igreja perseguida. De certa forma, este post é mais confessional. Mas acredito que muitos destes são generalizados, e precisamos chamá-los para abraçar o quadro completo de perseguição. Nossos irmãos e irmãs em Cristo estão contando com nossas orações e apoio – e não podemos dar ao luxo de seguir falsas narrativas.

  1. É SÓ PERSEGUIÇÃO SE HÁ VIOLÊNCIA.

A perseguição aos cristãos inclui a violência – e isso nos lembrou ultimamente com os terríveis ataques às igrejas no Egito durante a adoração aos domingos de palma – mas a perseguição cristã também inclui o lenta e constante ostracismo e opressão dos cidadãos cristãos. Chamamos isso de “aperto”. Muitas regiões reforçam esforços de longo prazo para empurrar os cristãos para as margens da sociedade, cortando-os da vida da comunidade, acesso a clínicas e até empregos – tratando-os como cidadãos de classe baixa. Isso também é perseguição; É prevalente e penetrante em lugares como Butão, Vietnã, Índia e muitas outras regiões do mundo. A mídia destaca a violência, mas a constante perseguição não-violenta dos cristãos é em grande escala e impensável. Só não está nas notícias.

  1. OS CRISTÃOS SÃO MAIS PERSEGUIDOS NO ORIENTE MÉDIO.

O Oriente Médio é uma região muito difícil para os cristãos viverem sua fé em público. Isso é verdade. Em lugares como o Irã, Qatar e Eritréia, ser cristão é perigoso e arriscado, e pode custar-lhe a vida. No entanto, se estamos falando de perseguição em larga escala, temos de pensar sobre as implicações de países como a Índia, Coréia do Norte, Nigéria e até mesmo a China. Não vemos esses locais nas notícias muitas vezes, mas existe perseguição aqui – por números absolutos – é esmagadora e ultrapassa o Oriente Médio. Não que nós precisamos de comparar regiões, mas é sábio estar ciente de como vasta a edição é realmente. O Oriente Médio é um lugar perigoso para os cristãos, mas não é o único lugar.

  1. OS CRENTES PERSEGUIDOS APENAS QUEREM UMA SAÍDA.

Este é um mito importante dissipar. Devemos orar pelo alívio e pelos direitos humanos, mas muitos cristãos nestas regiões difíceis estão pedindo que oremos por perseverança. Eles querem permanecer na pátria para serem testemunhas do evangelho. Às vezes, eles precisam deixar a região, mas muitos crentes pedem-nos orações por força, recursos vitais e treinamento crítico para permanecerem ousados ??em meio à perseguição pela glória de Jesus Cristo.

  1. SE O ISIS (Estado Islâmico) FOSSE EXTERMINADO, A PERSEGUIÇÃO EM LUGARES COMO IRAQUE E SÍRIA DESAPARECERIA.

Na verdade, ISIS é um violento ofensor do cristianismo. Seus esforços de terror são perversos e por toda a notícia. No entanto, tão difundida quanto o ISIS está no Oriente Médio, caso sejam expulsos, a perseguição na região não desaparecerá. Em uma conversa recente com um de nossos agentes de campo do Oriente Médio, perguntei se os cristãos iriam respirar facilmente após a remoção completa do ISIS. Sua resposta: “Não. Enquanto os muçulmanos acreditarem no Corão, os cristãos no Oriente Médio enfrentarão perseguição. É sobre a teologia. ” Queremos que o ISIS seja divulgado, mas isso não acaba com a batalha pelos direitos humanos no Oriente Médio – especificamente para os cristãos. Não é assim tão simples.

  1. A PERSEGUIÇÃO ERA PIOR.

Falso. Estamos vivendo em um tempo em que a perseguição está em um ponto alto. Mais de 200 milhões de cristãos enfrentam perseguição em uma base regular. Todos os meses, 322 cristãos são mortos por sua fé; 214 igrejas são destruídas, e 722 atos de violência são cometidos contra cristãos. Passamos por períodos difíceis no passado, sem dúvida, mas, globalmente, nunca foi mais intenso do que é neste momento da história.

  1. DEUS USA PERSEGUIÇÃO PARA CASTIGO.

Sejamos honestos; Esta é uma visão elitista. É muito fácil olhar para baixo sobre as culturas que estão menos desenvolvidas e entender mal a sua falta de desenvolvimento por falta de crescimento espiritual ou de obediência. Simplesmente não é verdade. Mais tecnologia, desenvolvimento ou avanço econômico não é igual a espiritualidade mais forte. E para acrescentar, Deus usa a perseguição como parte de Seu plano soberano para difundir o evangelho e fortalecer os crentes. A perseguição prevaleceu na igreja primitiva e nos apóstolos, especialmente com Paulo. Nem sempre compreenderemos os caminhos de Deus. Ao longo da história, Deus usou a perseguição para purificar e difundir Sua igreja.

  1. A PERSEGUIÇÃO SEMPRE MACHUCA A IGREJA.

Isso prejudica a igreja no sentido de dor, sofrimento e perda, mas Deus tem uma maneira de alavancar todas essas coisas para espalhar o evangelho – assim como Ele fez em Atos – para fortalecer a igreja. É difícil envolver nossas mentes em torno dela, pelo menos é para mim, mas Deus usa a perseguição para o avanço de Seu Reino. Isso não significa que devemos abraçá-lo ou orar por ele, mas quando isso acontece, Deus sempre o usa para Seus propósitos e vontade soberana.

  1. A PERSEGUIÇÃO GLOBAL DOS CRISTÃOS NÃO AFETA A IGREJA NO BRASIL

Falso. Sou culpado disto … e é perigoso pensar assim. Nós somos um Corpo. Quando uma parte sofre, todos nós sofremos. É por isso que é tão importante ficar informado sobre o que está acontecendo globalmente na igreja. Quando uma bomba explode no Egito, uma bomba explode na igreja por toda parte. Quando um crente na Índia é expulso de sua aldeia por sua fé, todos nós somos expulsos de nossa aldeia por nossa fé. Quando um crente é preso na Coréia do Norte, estamos todos presos. Sabendo disso. Sentindo isso. Acreditar nisso … é tão crítico. É por isso que ouvimos, aprendemos, oramos, jejuamos, lamentamos e adoramos juntos. Nós somos um Corpo.

  1. A PERSEGUIÇÃO CRISTÃ É APENAS CULTURAL.

Há muitas complexidades culturais, isso é verdade. Da Somália à Síria, as diferenças culturais estão profundamente enraizadas e contribuem para a perseguição – seja governamental, nacionalista ou religiosa. No entanto, a perseguição vai muito mais fundo. Na própria raiz de tudo isso – há uma questão espiritual e uma batalha. O que estamos lutando contra não é físico. Como Paulo declara em Efésios: ” Nossa luta não é contra a carne e o sangue , mas contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes deste mundo sombrio e contra as forças espirituais do mal nos reinos celestiais”.

  1. NÃO HÁ MUITO QUE POSSAMOS FAZER …

Este é, talvez, um dos mitos mais perigosos lá fora. É fácil exaltar a perseguição cristã como algo distante, imutável e complexo demais para mudar. No entanto, há tantas coisas que podemos fazer – todos os dias – para entrar na batalha e levantar nossos irmãos e irmãs que estão sofrendo em todo o mundo por sua fé. A oração é nossa maior arma. Ele vai além de fortalezas, e em lugares que nunca poderia se aventurar. E se você crê no livro de Atos, a oração pode quebrar cadeias, liberar prisioneiros, trazer ajuda e alívio a santos sofredores como nenhum outro recurso. Podemos também ser voluntários para ser um advogado e criar consciência, escrever cartas, assinar petições e liderar grupos de oração. (Inscreva-se para se envolver AQUI .) E, claro, podemos também dar – para fornecer ajuda urgente e ajuda, Bíblias,

Encorajo-vos a tomar medidas. Peça a Deus por Sua liderança. E dar um pequeno passo hoje para levantar crentes perseguidos em todo o mundo.

Atenciosamente,

Brian Orme

Diretor de Conteúdo Sênior, Portas Abertas EUA

publicado originalmente em Open Door USA
Traduzido e adaptado por Portal Padom

Deixe sua opinião