6 coisas que você deve saber sobre a ira de Deus

A ira de Deus não é algo que mora Nele por natureza; essa é uma resposta ao mal que é provocado.

1746

Como a paz é uma verdade amplamente amada, a ira é uma verdade muito odiada. Muitos na história da igreja ficaram envergonhados com a ira de Deus e quiseram rever esta verdade bíblica.

No entanto, esta questão da ira de Deus para com o pecado e os pecadores é ensinada clara e amplamente na Bíblia. Esta verdade está tão entrelaçada com a esperança de nossa paz entre nós e com Deus, que se perdemos nossa compreensão de um, perdemos a esperança do outro.

A ira de Deus é, de acordo com John Stott, “seu constante, inquebrantável e intransigente antagonismo ao mal em todas as suas formas e manifestações”.

1.-A ira de Deus não é como a nossa ira

Quando falamos sobre a ira de Deus, lembre-se de que é a ira de Deus. Então, tudo que sabemos sobre Deus, Ele é justo, Ele é amor, e Ele é bom, Ele precisa ser derramado em nossa compreensão da sua ira.

As palavras “ira humana” e “ira de Deus” nos fazem pensar sobre nossa experiência. Você pode ter sofrido por causa de alguém que geralmente está com raiva, perde a paciência ou fica enfurecido.

Nossa raiva muitas vezes pode ser imprevisível, insignificante e desproporcional.

Embora essas coisas sejam frequentemente verdadeiras sobre a ira humana, nenhuma delas é verdadeiramente a ira de Deus. A ira de Deus é a resposta justa e medida de sua santidade ao mal.

2.-A ira de Deus é provocada

A ira de Deus não é algo que reside nele por natureza; é uma resposta ao mal que é provocado. A Bíblia diz: Deus é amor. Essa é a sua natureza. O amor de Deus não é provocado. Ele não nos ama porque vê alguma sabedoria, beleza ou bondade em nós. Ele te ama porque te ama, e você nunca pode ir, além disso, (Deuteronômio 7: 7).

Mas a ira de Deus é diferente, sua resposta santa à intrusão do mal em seu mundo. Se não houvesse pecado no mundo, não haveria a ira em Deus. Então o ensino da Bíblia sobre a ira de Deus é diferente das mitologias antigas, deuses que correm frustrados e furiosos. A ira de Deus é sua resolução estabelecida de que o mal não subsistirá.

3.-Deus demora a ficar bravo

Por que Deus permite que o mal continue no mundo? Por que não remove? Deus oferece a oferta de graça e perdão em Jesus Cristo (2 Pedro 3: 9). As pessoas vêm a Ele com fé e arrependimento todos os dias e Deus pacientemente abre a porta da graça. O dia da ira de Deus virá, mas Deus não está com pressa para trazê-lo porque então a porta da graça se fechará.

4. A ira de Deus é revelada agora

Como Deus revela sua ira quando os pecadores suprimem a verdade sobre ele, mudam a verdade para uma mentira e adoram as coisas criadas em vez do Criador? Deus os abandona (Romanos 1):

Portanto, Deus os deu na concupiscência de seus corações à impureza (1:24).

Por essa razão, Deus os deu a paixões desonrosas (1:26).

Deus os entregou a um sentimento perverso (1:28).

Um escritor afirma: “Paulo não está ensinando que um dia Deus punirá a civilização romana por seu vício e decadência. Pelo contrário, o vício e a decadência são em si mesmo a própria punição de Deus … Sua punição foi sua ganância, inveja, luta, fraude, violência e falta de fé “. Quando vemos que o tecido moral da nossa cultura está dilacerado, então, como crentes cristãos, devemos chorar a Deus por misericórdia.

5.-A ira de Deus é armazenada

Toda a história da Bíblia nos leva a um dia em que Deus tratará todo o mal completamente, finalmente e para sempre. Este será o dia da ira, quando Deus extinguirá todo o mal e fará com que todos os pecados sejam julgados.

Deus fará isso com perfeita justiça. A punição por cada pecado coincidirá com o crime. Quando o julgamento terminar, todas as bocas irão parar porque todos saberão que Deus julgou com justiça e justiça. Então Deus vai inaugurar um novo céu e uma nova terra, que será o lar da justiça.

6.-A ira de Deus está nos pecadores

Em João 3:36, ele nos diz: “A ira de Deus virá [aos desobedientes]”. Ele diz: “Aquele que não obedecer ao Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”. Já está lá. Por que isso já está lá? Por natureza, somos filhos da ira (Efésios 2: 3). É o estado em que nascemos.

Qual é, afinal de contas, o maior problema humano? Não é que estamos perdidos e precisamos encontrar nosso caminho em uma jornada espiritual. Não é que estamos feridos e precisamos ser curados. No centro do problema humano está o fato de sermos pecadores sob o julgamento de Deus e a ira divina paira sobre nós, a menos e até que seja removida.

Como a ira de Deus é removida

A Bíblia fala sobre a ira de Deus derramada na cruz: “Em breve derramarei a minha indignação sobre ti e gastarei a minha ira contra ti” (Ezequiel 7: 8). Isso nos leva ao coração do que aconteceu ali: a ira divina contra o pecado foi derramada sobre Jesus. Ele se tornou a “propiciação” pelos nossos pecados (Romanos 3:25), o que significa pagar pelos nossos pecados no Calvário.

Nunca tenha a ideia de que Deus te ama porque Cristo morreu por você. Não, é o contrário. Cristo morreu por você porque Deus te amou! Ele amava você mesmo quando você era o objeto de sua ira! Deus amou tanto os objetos de sua ira que a ira passou sobre si mesmo na cruz.

O derramamento da ira de Deus foi o maior ato de amor que esse mundo viu.

A esperança para os pecadores é que entre nós e a ira de Deus seja a cruz de Jesus. O pecado foi colocado em Jesus e a ira divina para com Ele foi derramada, esgotado e esgotado nas trevas do Calvário. E quando terminou, Jesus clamou com grande voz: “Está consumado!” A ira de Deus que um dia será derramada sobre todo pecado foi passada na cruz com respeito a todos os que nela estão.

Então Cristo ressuscitou dos mortos e hoje está diante de você, um Salvador vivo! Ele oferece a você o inestimável dom da paz com Deus. Ele está pronto para perdoar seus pecados e enchê-lo com o seu Espírito. Ele pode salvar você da raiva e reconciliar você com o Pai. Ele abriu a porta do céu e pode trazê-lo para dentro.

por: Colin Smith é pastor sênior da Igreja Evangélica Livre Orchard nos subúrbios do noroeste de Chicago e membro do conselho da The Gospel Coalition.

Traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo

Portal Padom

Deixe sua opinião