7 textos bíblicos para ler quando você se sentir triste

Aqui estão 7 dos meus versículos bíblicos favoritos para ler quando você se sentir triste por algo que está acontecendo. Qual versículo você sugeria?

12765

Aqui estão 7 dos meus versículos bíblicos favoritos para ler quando você se sentir triste por algo que está acontecendo. Qual versículo você sugeria?

1 – “Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.”  – Salmos 34:17-20

Você já esteve como eu, quebrantado e clamando a Deus em tempos de grande dificuldade?

Apenas pense no que Deus diz; Ele está mais perto de nós neste momento, do que em outros momentos. Você se sentiu “esmagado espiritualmente?”

Certamente é hora de colocar nosso rosto no chão e clamar a Deus. Ele nos dará conforto em sua Palavra, o Senhor ouvirá nosso clamor e nos libertará de nossos problemas. Eu percebo que esses versos bíblicos não dizem que Deus nos manterá longe de todos os nossos problemas ou nos fará passar por aí ou por cima deles, mas se Ele nos disser que Ele nos livrará deles e não somente isso, a escritura diz que Ele vai nos livrar de todos eles! Ótimo, certo?

Versos bíblicos para ler quando você se sentir triste

2 – “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” – Josué 1:9

É assustador não saber o futuro e pode ser assustador quando as coisas começam a se acumular em nós. Podemos estar tão sobrecarregados com os problemas do mundo que podemos entrar numa depressão profunda e os momentos de tristeza podem nos sobrecarregar grandemente, mas Jesus nos diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. (Mateus 11:28).

Quando nos sentimos tristes é sempre quando não estamos firmes na Palavra, mas quando estamos firmes na Palavra muitas vezes não sentimos tanta tristeza. Use a Palavra de Deus para se levantar e ir na frente das ondas da tristeza ou depressão porque a Palavra de Deus tem poder real para realizar o que nenhum dos melhores conselheiros humanos pode fazer.

3- “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”1 Tessalonicenses 5:16-18

Não há como você se sentir triste quando está dando graças a Deus. Quando nos alegramos por tudo o que Deus tem feito, é difícil sentir-se triste, porque estes dois são opostos um do outro.

Muitas pessoas que eu aconselho que sofrem de depressão severa, ou que têm uma falta de segurança de sua salvação ou estão gastando pouco ou nenhum tempo na Bíblia e isso é uma pena, porque a Bíblia pode nos levar da escuridão para a luz porque: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”Romanos 10:17

Textos ou versículos da Bíblia para ajudá-lo em momentos de tristeza

4 – “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.”Isaías 26:3

Ninguém pode ter a paz de Deus até que ele esteja em primeiro lugar em paz com Deus e aqueles que nasceram de novo devem ter esta paz (Romanos 5: 1) porque eles não estão mais sob condenação (Romanos 8: 1). Aquele que persevera “permanece” em Deus, promete mantê-lo “em completa paz”. Por quê? Você poderia perguntar. É porque eles confiam nele.

Confiança ou fé é o outro extremo de dúvida e medo. É tão fácil ter momentos de tristeza quando tiramos a mente das grandes e preciosas promessas de Deus e “Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.”2 Pedro 1:4, e cada uma dessas promessas tem sua segurança em Deus. Veja 2 Cor 1,20.

5 – “O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.”Deuteronômio 31:8

Imagine que você é um dos filhos de Israel e que você está prestes a atravessar o rio Jordão para a terra prometida e Deus fala com você e diz que o Senhor está indo diante de você, que

Ele estará com você e nunca o deixará nem o abandonará para que você não tenha motivo para temer ou ficar desanimado. O que se aplica a Israel certamente se aplica aos filhos de Deus. Sim, a aplicação destes versículos era para Israel, não se aplicará a nós hoje?

6 – “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”.Filipenses 4:7

Que grande verdade é essa! A paz de Deus não é como a definição de paz que o mundo entende. Esta paz supera todo o entendimento humano, porque sua origem não é de origem humana e está paz é uma paz tangível; ou seja, você pode tocar, sentir e quase sentir o gosto. É uma paz poderosa que age para guardar nossos corações e nossas mentes em Cristo Jesus.

Versículos bíblicos contra a tristeza do homem

7 –  “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”João 14:27

Isso me lembra de Deuteronômio 31: 8, onde Deus diz a Josué que ele estará com ele, que ele não o deixará, então ele não tem que ter medo ou desmaiar, porque Deus não só vai conosco, Ele vai adiante de nós; Isso significa que o que está à nossa frente, Deus já viu!

O próprio Jesus disse: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.”João 14:1.  Esse é um mandato imperativo. Se acreditarmos em Jesus, que é o próprio Deus, então nossos corações não serão perturbados.

Conclusão

Se você estiver em um estado de profunda tristeza e permanecer lá por um longo período de tempo, sugiro que consulte seu médico. Eles podem ser sinais de depressão clínica. As ondas de tristeza nos atingiram todos de vez em quando e não é incomum passar por aquilo que eu chamo de “noites escuras da alma”, mas se é um problema se ficar ali de maneira permanentemente.

A depressão clínica é tratável e pode ser um desequilíbrio químico simples do cérebro e nem sequer acha que é falta de fé ir ao médico. Também gostaria de sugerir que, quando você está triste, você leia no Salmos, Leia o Salmo 23, 37 ou 103, por exemplo, e veja como Deus é fiel para aqueles que têm fé nele.

Deus não quer que você permaneça num estado de tristeza, mas tenha alegria porque a “alegria do Senhor é” nossa “força” (Salmos 28: 7). Não temos todos os motivos para sermos felizes?

A ira de Deus foi tirada de nós e colocada em Cristo. Nós nascemos de novo por uma nova esperança e estamos indo para uma nova casa (Ap 22), temos um futuro glorioso que não podemos sequer imaginar hoje (Romanos 8:18). Quando vemos as coisas da perspectiva de Deus e permanecemos na Palavra de Deus, sentiremos menos tristeza.

Uma boa maneira de se livrar da sua tristeza é fazer uma lista das coisas com as quais você foi abençoado. Escreva uma lista de todas as bênçãos que você pode imaginar e começar a louvar e agradecer a Deus por todas as bênçãos que Ele já lhe deu e que ele prometeu para a eternidade (João 3:16). É muito difícil ficar triste quando você é grato.

por: Pastor Carlos Vargas Valdez
Traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo

Portal Padom

Deixe sua opinião