A Bíblia diz, em Romanos 11.26, que todo Israel será salvo. Pergunto: até os que morreram em pecado?

1379

Não podemos analisar um texto bíblico sem primeiro estudar o contexto, nem tampouco interpretar a parte de um versí¬culo pelo todo.

Lendo o capítulo 11, versículos 1-32 de Romanos, entendemos estar o apóstolo exortando os gentios, ao se presumirem sal¬vos e os judeus condenados.

Paulo descreve não ter Deus nunca re¬jeitado o povo de Israel, pois sendo ele próprio da tribo de Benjamim, era um apóstolo de Cristo. Entendemos, no entan¬to, estar Israel sob um profundo sono, para que, vendo, não vissem, nem ouvissem ou¬vindo. Tal fato aconteceu e acontece, para que, por meio desse endurecimento, viesse a salvação dos gentios.

O apóstolo reconhece que, na verdade, alguns dos ramos (Israel) foram quebrados, a fim de que fôssemos, como zambujeiros, enxertados em lugar deles e feitos participantes da raiz e da seiva da oliveira. Não devemos nos gloriar contra os ramos, pois não somos nós quem sustentamos a raiz, mas a raiz que nos sustenta. Se, con¬tra a natureza (pois somos ramos dos zambujeiros), fomos enxertados na boa oliveira, quanto mais Israel (oliveira natural) será reenxertado em sua própria oliveira.

Este profundo sono, no qual se encon¬tra (em parte) imerso Israel, perdurará até que os gentios entrem em sua plenitude. Então, “todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará a Jacó as impiedades”, Rm 11.26.
Isto não significa dizer que todo o Israel / será salvo, pois teríamos de incluir nesta afirmação o próprio Judas Iscariotes, o traidor. O texto explica que Israel será salvo, na Grande Tribulação, quando invocar o Messias prometido e quando Jesus se manifestar com a sua Igreja (inclusive muitos judeus), para estabelecer o Milê¬nio.

A fim de comprovar a nossa afirmação, observemos o emprego da palavra grega “houtos” (assim, desta forma)’ em sentido temporal. Todo Israel é expressão que apa¬rece repetidamente na literatura judaica, onde não significa necessariamente todos os judeus, sem uma única exceção, mas Is¬rael como um todo.

Em Romanos 9.27, Paulo faz alusão a uma profecia de Isaías, referente à salva¬ção nacional de Israel: “Ainda que o núme¬ro dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.” Za¬carias, acerca do assunto diz: “E acontece¬rá em toda a terra, diz o Senhor, que as duas partes serão extirpadas e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a pu¬rificarei, como se purifica a prata, e a pro¬varei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu po¬vo; e ela dirá: O Senhor é meu Deus”, Zc 13.8,9.

 Extraído do livro: A Bíblia Responde

Portal Padom

Deixe sua opinião