A importância da oração em nossa vida

18209

Tema: A importancia da oração em nossa vida

Texto: 1 timoteo 2. 1 – 3

Introdução: oração é um tema que nunca esta na moda, e acredito que não exista uma pessoa que não se descuide nesta area, só que orar é um dever de cada cristão em Lc. 18. 1, Jesus falou que devemos orar sempre e nunca desistirmos.

Podemos ate pensar porque fala-se tanto de oração? é porque quando falamos de oração estamos falando de comunhão, de relacionamento e de intimidade com Deus. Certa vez perguntaram a certo pastor qual o segredo do seu sucesso e ele respondeu,  primeiro oração, segundo oração e terceiro oração, se todos nós orassemos todos os dias a igreja seria mais produtiva, mais dinamica e mais forte. Orar  é se colocar nas mãos de Deus para que Ele cumpra a sua vontade na terra.

Quando queremos medir a temperatura do corpo, do tempo e das maquinas nos usamos o termometro, na vida do cristão a temperatura de sua espiritualidade é medida pelo tempo gasto em oração e na comunhão com Deus e com Sua palavra, se nos não orarmos e nem lermos a bíblia certamente esfriaremos.

Voce pode estar pensando eu não tenho tempo para a oração e nem para ler a bíblia eu digo que falta  vontade desejo, pois temos tempo para ver tv, para irmos a lanchonete, para visitar nossos amigos, familiares enfim temos tempo para tudo ou melhor fazemos aquilo que nos da prazer, o que temos que aprender é disciplinar a nossa vida de oração, o tempo temos que subtrair de alguma atividade qualquer. O que temos que aprender é  que nenhum homem é maior que a nossa vida de oração.

Quando lemos no livro de Hebreus 11 que fala dos herois da fé, com toda a certeza eles tiveram que se disciplinar na vida de oração, Noé não teria construido a arca segundo a vontade de Deus se não tivesse uma vida de oração, Abraão não seria o pai da fé se não fosse um homem de oração, Isaque não teria recebido uma esposa virtuosa se não foose um homem de oração, José não teria vencido a tentação se não fosse um rapaz de oração,  Elias  o homem do fogo, conservava uma vida de oração,  Eliseu era um homem movido pelo sobrenatural ele tinha unção sobre ele porque tinha uma vida de oração (  era tamanha a unção sobre a vida dele que ate mesmo depois de morto os seus ossos ressucitaram uma pessoa II Reis 13. 21 isto porque orava), Neemias foi o grande reconstrutor dos muros de jerusalem, porque era um homem de oração, Daniel foi lançado na cova dos leões e milagrosamente guardado ali, porque não alterou sua agenda de oração aqueles que tem a oração como algo indispensavel em sua vidas jamais são abandonados por Deus e são sempre lembrados pelo Senhor.

E é por este motivo que é dificil se ter uma vida de oração, pois o diabo sabe que se tivermos vida de oração teremos poder, quanto maior a vida de oração maior o grau de santidade, muita oração muito poder e santidade, pouca oração pouco poder e pouca santidade, nenhuma oração nenhum poder e nenhuma santidade.

E por este motivo quero trazer este estudo sobre oração provavelmente não terminarei nesta noite pois muitos são os pontos a serem abordados.

1 – inimigos da oração

2 – atitudes que impedem que nossas orações sejam respondidas

3  – O poder da oração

1 – inimigos da oração

1- Cansaço: existem tres tipos de canseiras: a canseira mental, a fisica estas duas andan juntas e a espiritual, uma pessoa com a mente cansada não consegue coordenar suas ideias e pensamentos e não consegue se concentrar, um fisico cansado não tem poder de perseverança, e um espirito cansado impede qualquer tentativa de oração ( falar sobre a oração durante a madrugada)

2 – distração: tv, internt, futebol, trabalho, namoro, amigos, mais o mais usado é o trabalho

Salmo 127. 1 – 2 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.

3 – intranquilidade e inquietude interior; isto vemos muito naquelas pessoas que vivem de ondas pessoas que nunca estudam a palavra para buscar a revelação, mas para satisfazer sua curiosidade ficam imaginando situações em que podem se apresentar aos irmãos como um ser superior que esta cima dos demais um sabe tudo, pessoas assim não se concentram para orar, e quando oram suas suplicas e petições são egoistas visando elas mesmas.

4 – Desanimo. O desanimo atrai para a vida da pessoa uma frieza espiritual,  e esta frieza atrapalhara o seu crescimento na vida de oração,cabe a pessoa que assim se encontra é disciplinar a sua vida de oração gradativamente ou seja orar um pouco a cada dia, alias , a falta de oração é fruto da frieza espiritual.

Temos por costume de se desanimar por tudo e qualquer coisa só que a bíblia diz em 2 corintios 4.8 Em tudo somos atribulados, porem não angustiados; perplexos, porem não desanimados.  Perplexidade é aquele momento quando se esta indeciso; quando não se sabe qual direção tomar, e Paulo diz que a perplexidade não deve dar lugar ao desanimo.

2 – Atitudes  que impedem que nossas orações sejam respondidas:

 1 – Desobediencia Deuteronômio 1:45  Vocês voltaram e choraram perante o Senhor, mas ele não ouviu o seu clamor nem lhes deu atenção.

2 – pecado secreto. Salmos 32:3-5 Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.  Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado.

Quando a pessoa tem consiencia de que pecou mesmo que seu pecado não seja do conhecimento de ninguem, e não confessa sua falta perante Deus, os pecados secretos serão um empecilho em sua vida e impedem que as orações sejam atendidas. Isaías 59:1-2  Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.

3 – Indiferença. Provérbios 1:28-31  Então a mim clamarão, mas eu não responderei; diligentemente me buscarão, mas não me acharão.Porquanto aborreceram o conhecimento, e não preferiram o temor do Senhor;não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão;portanto comerão do fruto do seu caminho e se fartarão dos seus próprios conselhos

Isto é o que acontece as pessoas que conhecem a verdade e a desprezam suas orações não são respondidas

4 – Negligencia. pessoas que se descuidam da sua vida com Deus.sabem o que devem fazer mas não fazem sabem quevem perdoar e não perdoam, sabem que devem amar e não amam.

5 – Desprezo a palavra. Provérbios 28:9 O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável

6 – Falta de fé e duvidas. Tiago 1:5-6 Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento.

4 – porque a oração é importante para a igreja

1 – Porque a igreja nasceu orando

Atos 1:13-14  E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

2 – Porque é a chave para a conversão das pessoas. Atos 9:11 E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando

3 – Porque é o grito de socorro em tempos de crises. Atos 12:5 Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.

 

3 – O  poder da oração

1 – A oração é uma arma poderosa.

Efésios 6:10-18  Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,

 2 – A oração é a chave invisível que abre portas

Quem ora sabe que a porta se abrira, Paulo e Silas, no fundo de um carcere imundo, com mãos e pés atados louvaram e oraram o tempo todo.

Atos 16:25 Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam.  Voce quer que as portas se abram para voce? Ore!

3 – A oração é a mais sublime atitude de adoração

Quem não ora, ainda não aprendeu adorar, a oração aprofunda a comunhão do homem com Deus, quem não ora deixa de receber beneficios da parte do Senhor em sua vida  Is. 1. 19 Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra;

 4 – A oração é o meio de comunicação mais eficiente para se falar com Deus

Quando estamos orando nós falamos diretamente com Deus, não existe nenhum intermediario neste momento neste momemnto somos nós e Deus é a hora de falarmos de nossas duvidas, problemas, dificuldades, é hora de termos as nossas forças renovadas, é o momento em que Deus nos mostra quais são os seus planos as suas vontades, qual é o melhor caminho a se seguir, para que não haja tropeços e desilusões no final, temos deixado a oração em segundo ou porque não dizer até em terceiro plano em nossa vida, daí a razão para tantas desilusões e decpeções, pois falta conversa não temos um ralacionamento, é muito facil de entender isto um casal que não conversa que não tem um dialogo entre eles o casamento esta fadado ao fracasso, tem tudo para terminar, pois o casal não conversa e deixa de contar um para o outro seus sonhos e objetivos, nossa vida com Deus é igual, como pode Deus te revelar os seus planos e sonhos para voce, Amós 3:7 Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Se  voce não conversa com ele como pode ele te ajudar se voce não fala das suas duvidas, planos e sonhos, mas, sempre tomamos as decisões  sem consultar Deus depois da tudo errado ai o culpado é Deus.

Este era o segredo da comunhão de Jesus com Deus oração, Jesus tinha uma vida de oração e consagração, Jesus se isolava para orar, ele deixava todos os seus afazeres para se dedicar a oração, levantava de madrugada para orar, e isto era uma marca do ministerio de Jesus, pois em Lc. 11.1 encontramos seus discipulos pedindo que ele os ensinasse a orar. Lucas 11:1 E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, quando os discipulos pediram a Jesus que lhes ensinassem a orar, com certeza queriam aprender de Jesus os elementos que compõem a oração, e qual deve ser o padrão a se alcançar. E Jesus lhes ensinou a oração do pai nosso que muitos de nos não sabemos fazer esta oração, e muito menos conseguimos ver quantos ensinamentos e bençãos estão contidas nesta oração.

Vamos dar uma olhada nesta oração:

Mateus. 6. 9 – 13. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

1 – Pai nosso. Quando começamos esta oração dizendo Pai nosso, estamos confessando que Deus não é somente nosso pai, mas o pai de muitos, estamos dizendo venho ao teu trono juntamente com os meus irmãos. E está é uma das razões que temos para abolir de nosso meio as diferenças, por isso temos que nos perdoar mutuamente, porque somos parte de uma mesma família.

2 – santificado  seja o teu nome. O nome de Deus deve ser santificado e respeitado por todos, nosso modo de viver pode profanar ou santificar o nome de Deus, que deve ser exaltado acima de todos os nomes, quando nós nos prostramos diante do Pai, temos que ter em mente que estamos diante de um Deus santo e que também precisamos viver em santidade.

3 – Venha o teu reino. Quando você faz esta petição o que se destaca é: o anseio o desejo para pelo estabelecimento do reino de Deus na terra. Cada vez que fazemos esta oração estamos suplicando para que o reino de Deus seja estabelecido, só que, nós estamos ignorando esta verdade. Porque oramos para que Deus estabelece seu reino, só que vivemos estabelecendo nosso próprios reinos, nossa escolha de vida é diferente da oração que fazemos, o que devemos fazer na realidade é alinhar nossa vida com os princípios do reino de Deus.

4 – Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. Queremos que a vontade de Deus prevaleça , mas não queremos nos submeter ao que Deus quer. O nosso desejo de ver a vontade de Deus se cumprir, tem que nos levar a obedecer a Deus e as suas leis acima de qualquer coisa ou vontade humana, quando assim agirmos colocamos Deus no centro da nossa existência.

5 – O pão nosso de cada dia, dá-nos hoje. Quando Jesus faz esta oração ele está nos ensinando a confiar mais em Deus e que devemos ser dependentes de Deus a cada dia, Jesus nos ensinou isto, pois sabe que o homem de maneira geral costuma a se preocupar com dia de amanha, e Jesus está nos dizendo que é Deus quem faz a provisão de nossa mesa todos os dias. Deus quer participar de cada uma de nossas dificuldades. Naquele tempo o pão nosso de cada dia era apenas a porção de comida para a sobrevivência diária.

6 – Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. Não temos o direito de pedir o que não estamos dispostos a dar.  A segunda parte desta oração é esquecida pela maioria das pessoas que oram a primeira parte, pedindo perdão de seus pecados, mas não perdoam os demais, e isto foi falado por Jesus duas vezes uma neste texto e outra na parábola do juiz iníquo, Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. Mateus 6:14-15, isto quer que Deus coloca diante de nós uma condição, eu lhe perdoo se você perdoar o seu próximo, do contrario não seremos perdoados, e se não somos perdoados estamos em pecado e se estamos em pecado Deus não ouve nossa oração. Lembre-se temos que perdoar as pessoas.

7 – E não nos deixeis cair em tentação, mas livra-nos do mal. Esta ultima parte  desta oração serve para nos lembrar que as tentações vem sobre nós todos os dias, e que precisamos clamar a Deus para que nos livre do mal. “ mal”, aqui não é um mal ocasional, como um tropeço numa pedra, um problema repentino, a palavra no original se refere ao maligno, isto é, ao diabo. Portanto sempre que oramos somos lembrados de que o maligno esta presente com suas tentações como esteve com Jesus na tentação do deserto. Quando nós não perdoamos estamos dando espaço para o diabo agir.

por: Pr. Rabelo

Portal Padom

 

Deixe sua opinião