A PORTA! (Pr. André Lepre)

2219
Que Porta será essa?
Que Porta será essa?
Que Porta será essa?
Que Porta será essa?

João 5.1:9 

(João 5:1) – DEPOIS disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
(João 5:2) – Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
(João 5:3) – Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
(João 5:4) – Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
(João 5:5) – E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
(João 5:6) – E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
(João 5:7) – O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
(João 5:8) – Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.  

O Evangelho segundo o que escreveu João é um Evangelho diferenciado dos outros 3(três) Evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas). 

Nesse Evangelho são relatados somente 7(sete) dos muitos milagres realizados por Jesus Cristo. O milagre acima descrito pela Bíblia Sagrada é o 3o.(terceiro) dessa série de 7(sete). 

E já no início do texto a Palavra começa dizendo: “Depois disto…” 

Que nos dá o entendimento de que as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo. É como se a partir daquele ponto fosse um divisor de águas na vida desse homem. Eu quero profetizar em nome de Jesus que a partir de agora na leitura dessa reflexão ela será um divisor de águas na sua vida. Muita coisa velha vai passar e você receberá um renovo da parte do nosso Deus. Porque as coisas novas estão chegando para você. 

Jesus subiu para uma festa dos Judeus em Jerusalém. Existiam naquela época e até os dias de hoje, 3(três) festas fixas no calendário Judeu que exigiam a peregrinação dos Judeus até a cidade Sagrada. A 1a.(primeira) é de Sukot (Festa dos Tabernáculos). A 2a.(segunda) é a Pesach (Páscoa). E a 3a.(terceira) é a Shavuot (Festa do Pentecostes). 

Não sabemos com precisão a que festa se refere essa passagem, mas, podemos afirmar que era uma dessas 3(três). E essa obrigatoriedade de peregrinação estava ligada por causa do Templo de Jerusalém. No tempo de Jesus o Templo havia sido levantado por Herodes e havia levado 60(sessenta) anos e nos tempos de Jesus ainda não estava concluído. 

O Templo era uma grande obra arquitetônica que Herodes havia construído lá no Monte Moriá onde hoje existe a mesquita de Alaczar no domo da rocha. Os Judeus vinham peregrinando de todos os lados de Israel e de fora também. Os Salmos de 120 à 134 são considerados como Cânticos de Romagem porque os Judeus vinham atravessando o deserto cantando, louvando e salmodiando ao Deus de Israel. 

Muitas pessoas hoje em dia tem uma visão equivocada do deserto. Se nós olharmos para o deserto com os nossos olhos humanos veremos um ambiente de dor, sofrimento, solidão, escassez, de muito calor ao dia e de muito frio à noite. Mas eu quero levar você ao entendimento de que os desertos de nossa vida são para serem vistos com os olhos espirituais, com os olhos da fé e se você conseguir enxergar o deserto dessa maneira você verá que ele é o terreno que está servindo de escola de vida de Deus para você. Você verá que o deserto é o local que Deus permitiu que você estivesse para lhe dar muitas vitórias. Você verá que o deserto dura somente um período de tempo, mas, as bençãos, as vitórias e as conquistas que Deus lhe permite ter são para sempre. Por isso, mesmo que você esteja no deserto saiba de uma coisa: Você está somente de passagem o final dele está chegando e o que você vai encontrar serão pastos verdejantes. 

Jesus vem subindo junto com a sua comunidade para a festa em Jerusalém e quando eles chegavam à cidade eles logo avistavam as muralhas e a fumaça dos sacrifícos que eram oferecidos a Deus e que rasgavam os céus. Quando avistavam a cidade do grande Rei onde estava o santuário, eles deveriam entrar pela porta principal da cidade, porta essa, chamada Porta Dourada que dava acesso direto ao Templo. 

Entrar pela Porta Dourada para um Judeu era um grande acontecimento, era o auge, era a gloria. Por que? 

Porque a Porta Dourada era a mais bela, a mais formosa, a mais larga de todas as 12(doze) portas que existiam nas muralhas de Jerusalém. A Porta Dourada era a porta da honra. Então os Judeus vinham e se amontoavam junto à Porta Dourada para chegar até o Templo porque um pouco mais a frente existia uma outra porta chamada Porta Formosa, a mesma porta que em Atos 3 Pedro e João levantam um paralítico. 

Na entrada havia escrito em latim, hebraico e aramaico um “Proibido Atravessar” porque um gentio não podia atravessar aquela porta sob pena de morte. Imagine uma multidão se espremendo para passar pela Porta Dourada! 

Quem é que não gostaria de entrar pela Porta Dourada?  Entrar com honra e gloria! 

Essa porta existe até os dias de hoje, fechada pelos mulçumanos e ainda por cima colocaram um cemitério na frente da porta. Porque eles sabiam que pela tradição Judaica um Judeu não tem contato com um morto sob pena de ficar impuro e eles sabiam também da profecia acerca da volta de Jesus e que a Bíblia diz que Ele entrará por essa porta (Zc.14). Nem cemitério, nada e ninguém poderá impedir porque se abrirá uma fenda pelo meio do cemitério e o nosso Rei passará pela Porta Dourada. 

Jesus está no meio do aglomerado de multidões indo para a Porta Dourada, mas, quando chega próximo dela, surpreendentemente muda a direção e vai direto para a Porta das Ovelhas. 

A Porta das Ovelhas era a porta dos fundos. Era a menor porta de todas, era a mais baixa, mais estreita, mais feia. Era chamada de Porta das Ovelhas porque na época da construção do Templo sobrou um terreno e os sacerdotes tiveram a idéia de fazer tanques (5) para lavar as ovelhas que seriam sacrificadas no altar do holocausto. Era por essa porta que passavam as ovelhas. 

A Porta das Ovelhas era a porta da desonra, da humilhação, da morte. Quem gostaria de passar por essa porta?  Ninguém!  Melhor dizendo, quase ninguém, porque Jesus preferiu. 

Jesus vai para a Porta das Ovelhas, entra pela porta dos fundos. 

CADA UM DE NÓS TEM UMA PORTA DAS OVELHAS. Por onde ninguém quer passar. Aonde ninguém tem acesso. Aonde nós vivemos nossos dramas, nossas humilhações, aonde muita coisa morre. Muitas vezes ela é tão pequena e apertada que ninguém consegue entrar por ela. É quando nós nos fechamos em nós mesmos. Não queremos nos relacionar com ninguém. Não queremos mais sonhar. É quando perdemos a alegria de viver. 

  • EXISTEM ÁREAS DA SUA VIDA AONDE JESUS PRECISA ENTRAR! Abra agora o seu coração porque, O MILAGRE ESTÁ CHEGANDO!!!

Passando por essa porta há 5(cinco) pavilhões de tanques e um deles é chamado Betesda(Casa de Misericórdia). Ninguém gostava de ir ali porque enquanto nos outros 4(quatro) tanques as ovelhas eram lavadas, em Betesda havia uma multidão morrendo. 

Ali naquele tanque a cada ano 1(uma) pessoa somente era abençoada porquanto um anjo descia e agitava as águas e quem entrasse primeiro no tanque era curado de qualquer enfermidade. Era como se a benção viesse em conta gotas. Era como se aquelas pessoas vivessem de migalhas. 

  • QUANDO JESUS CHEGA O TEMPO DE MIGALHAS ACABA!
  • JESUS TEM UMA MESA FARTA PARA VOCÊ! ALELUIA!!!!

Estava ali um homem enfermo há 38(trinta e oito) anos paralítico. Sofrendo todos esses anos à espera de uma migalha que não conseguia pegar. 

O ministério de Jesus é dividido em 3(três) anos: 

  • 1o. Ano da Inauguração
  • 2o. Ano da Popularidade
  • 3o. Ano da Oposição

Aqui nessa passagem Jesus está no 2o.(segundo) ano de seu ministério. Jesus estava com 32(trinta e dois) anos de idade e aquele homem já estava há 38 anos naquele lugar. Sabe o que isso significa? Que 6(seis) anos antes de Jesus nascer aquele homem já estava lá à espera de um milagre. 6(seis) anos antes já estava sofrendo e clamando ao Deus dos céus por uma resposta. Deus ouviu a oração desse homem e começou a gerar o seu milagre. Aquele homem pensava que o seu milagre estava em Betesda, mas, Deus gerou o milagre dele em Belém. 

  • EU QUERO PROFETIZAR QUE O SEU MILAGRE VEM DE ONDE MENOS VOCÊ ESPERA.
  • QUEM SABE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO O SEU MILAGRE VIR DE BETESDA, MAS EU TE DIGO: O SEU MILAGRE ESTÁ VINDO DE BELÉM!!!

No versículo 6 – E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? 

O Jesus que faz essa pergunta não é o Jesus que a mídia e nem o catolicismo apresenta. Um Jesus, loiro, cabelos compridos escovados, olhos verdes, feições finas… 

O Jesus da Bíblia é o franzino, desprezado pelos homens, calos nas mãos, marcas profundas do deserto no seu rosto… Mas esse Jesus tinha duas características muito fortes: 

  • A 1a. – A maneira como olhava para as pessoas
  • A 2a. – A maneira como falava com as pessoas

O olhar de Cristo penetrava no mais profundo e oculto da alma desse homem. E quando Ele abriu a sua boca foi para transformar a vida dele. 

Não pense que Deus te abandonou. Deus está olhando para você e por você. Se você ainda está de pé é porque Cristo tem te sustentado. Se você já caiu, não se aflija, não se desespere, não se flagele, Ele vai te levantar. (Provérbios 24:16) –  Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal.  

Jesus faz uma pergunta para o homem: “Queres ficar curado?”  E é a mesma pergunta que Ele te faz agora: 

  • Queres ser curado(a)?
  • Queres ser restaurado(a)?
  • Queres ser transformado(a)?
  • Queres ser restituído(a)?

Essa pergunta seria óbvia se não tivesse uma outra intenção. Sabe qual? 

A intenção de relacionar-se com aquele homem e com você. 

Sabe por que Deus pergunta para ti o que você quer,  já de antemão sabendo o que você deseja? 

É porque Ele quer se relacionar com você. O nosso Deus é um Deus de relacionamentos. 

Aquele homem estava esperando pelo anjo para que agitasse as águas e veio o próprio Deus. 

Ele estava esperando o milagre pela água e veio pelo fogo de Jesus Cristo de Nazaré. 

Se você está há algum tempo como esse homem à espera de um milagre à beira do tanque de Betesda, creia que o seu milagre já foi gerado em Belém. Está vindo o próprio Deus para lhe abençoar e o fogo do Espírito de Deus já está presente na sua vida. 

Deus abriu a MAIOR de todas as Portas para você. Infinitamente melhor e maior do que a Porta Dourada, prateada, bronzeada ou seja lá de que metal precioso seja. 

Jesus disse: 

(João 10:2) – Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
(João 10:3) – A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
(João 10:4) – E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
(João 10:7) – Em verdade, em verdade vos digo que Eu sou a porta das ovelhas
(João 10:9) – Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens 

  • JESUS É A PORTA DA VIDA;
  • JESUS É A PORTA DA ESPERANÇA;
  • JESUS É A PORTA DA PROVISÃO;
  • JESUS É A PORTA DA CURA;
  • JESUS É A PORTA DA LIBERTAÇÃO;
  • JESUS É A PORTA QUE LEVA A VERDES PASTOS.

Entre por essa PORTA e você verá a Gloria de Deus!  

Pense nisso! 

Nele, por Ele, para Ele. 

Pr. André Lepre

Deixe sua opinião