O que a Bíblia diz sobre participar da Igreja? A Bíblia diz que você tem que ir à igreja?

As más experiências deixaram um gosto amargo na boca e na maioria dos casos desistiram inteiramente da prática de frequentar uma igreja local.

mulher na igreja
A Bíblia diz que você tem que ir à igreja?

Muitas vezes ouço falar de cristãos que estão desiludidos com o pensamento de ir à igreja. As más experiências deixaram um gosto amargo na boca e na maioria dos casos desistiram inteiramente da prática de frequentar uma igreja local. Aqui está uma carta de um:

Oi Mary,

Eu estava lendo suas instruções sobre como crescer como cristão, onde você afirma que precisamos ir à igreja. Bem, é aí que eu tenho que diferir, porque sinto bem comigo quando a preocupação da igreja é a renda de alguém. Eu estive em várias igrejas e eles sempre perguntam sobre renda. Eu entendo que a igreja precisa de fundos para operar, mas dizer a alguém que eles precisam dar dez porcento não está certo … Decidi entrar on-line e fazer meus estudos bíblicos e usar a internet para obter informações sobre seguir a Cristo e para aprender mais sobre Deus. Obrigado por separar um tempo para ler isso. A paz esteja com você e que Deus o abençoe.

Sinceramente, Bill N.

(A maior parte da minha resposta à carta de Bill está contida neste artigo. Estou satisfeito por sua resposta favorável: “Eu realmente aprecio você apontando as várias passagens e continuarei olhando”, disse ele.)

Se você tem sérias dúvidas sobre a importância do comparecimento à igreja, espero que você, também, continue observando as Escrituras.

A Bíblia diz que você tem que ir à igreja?

Vamos explorar várias passagens e considerar inúmeras razões bíblicas para ir à igreja.

A Bíblia nos aconselha a nos reunir como crentes e encorajar uns aos outros.

Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. – Hebreus 10:25

A razão número um para incentivar os cristãos a encontrar uma boa igreja é porque a Bíblia nos instrui a estarem em relação com outros crentes. Se formos parte do corpo de Cristo, reconheceremos a nossa necessidade de se encaixar no corpo dos crentes. A igreja é o lugar onde nos reunimos para encorajar uns aos outros como membros do corpo de Cristo. Juntos, cumprimos um propósito importante na Terra.

VEJA TAMBÉM
Qual o dia verdadeiro de descanso, o sábado ou o domingo?

Como membros do corpo de Cristo, pertencemos um ao outro.

Romanos 12: 5

… então, em Cristo, nós que somos muitos de um só corpo, e cada membro pertence a todos os outros. (NIV)

É para o nosso próprio bem que Deus nos quer em comunhão com outros crentes. Precisamos um do outro para crescer na fé, aprender a servir, amar uns aos outros, exercitar nossos dons espirituais e praticar o perdão.

Embora sejam indivíduos, ainda pertencemos um ao outro.

Quando você desiste da igreja que frequenta, o que está em jogo?

Bem, em resumo: a unidade do corpo, seu próprio crescimento espiritual, proteção e benção estão em risco quando você está desconectado do corpo de Cristo. Como o meu pastor geralmente diz, não há como ser um “Cowboy Solitário Cristão”.

O corpo de Cristo é feito de muitas partes, mas ainda é uma entidade unificada.

 “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.”1 Coríntios 12:12

“Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.”  – 1 Coríntios 12:14-23

VEJA TAMBÉM
Cada vez mais provável: outra guerra no Oriente Médio

 “Agora você é o corpo de Cristo, e cada um de vocês faz parte dele.” (NIV) -1 Coríntios 12:27

A unidade no corpo de Cristo não significa total conformidade e uniformidade. Embora a manutenção da unidade no corpo seja muito importante, também é vital valorizar as qualidades únicas que fazem de cada um de nós uma “parte” individual do corpo. Ambos os aspectos, unidade e individualidade, merecem ênfase e apreciação. Isso faz com que um corpo saudável da igreja, quando nos lembramos de que Cristo é o nosso denominador comum. Ele nos faz um.

Desenvolvemos o caráter de Cristo através do relacionamento entre nós no corpo de Cristo.

“Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,”Efésios 4:2

De que outra forma cresceremos espiritualmente a menos que interagimos com outros crentes? Aprendemos humildade, gentileza e paciência, desenvolvendo o caráter de Cristo quando nos relacionamos no corpo de Cristo.

No corpo de Cristo, exercemos nossos dons espirituais para servir e ministrar um ao outro.

“Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” – 1 Pedro 4:10

“Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.”1 Tessalonicenses 5:11

“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.”Tiago 5:16

Descobriremos um sentimento de satisfação satisfatória quando começarmos a cumprir nosso propósito no corpo de Cristo. Nós perdemos todas as bênçãos de Deus e os dons de nossos “membros da família”, se escolhermos não fazer parte do corpo de Cristo.

VEJA TAMBÉM
MORADA DE SATANÁS - É o Inferno ou os ares?

Nossos líderes no corpo de Cristo oferecem proteção espiritual.

“Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.” – 1 Pedro 5:1-4

“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” – Hebreus 13:17

Deus nos colocou no corpo de Cristo para nossa própria proteção e benção. Assim como é com nossas famílias terrenas, ser relacional nem sempre é divertido. Nem sempre temos sentimentos quentes e difusos no corpo. Há momentos difíceis e desagradáveis ??à medida que crescemos juntos como uma família, mas também há bênçãos que nunca experimentamos a menos que nos tornemos conectados no corpo de Cristo.

Precisa de mais uma razão para ir à igreja?

Jesus Cristo, nosso exemplo vivo, foi à igreja como uma prática regular. Lucas 4:16 diz: “Ele foi a Nazaré, onde ele foi criado, e no sábado, entrou na sinagoga, como era costume”. (NIV)

Era costume de Jesus – sua prática regular – ir à igreja. A Mensagem da Bíblia coloca assim: “Como sempre fez no sábado, ele foi ao lugar de encontro“. Se Jesus fez uma prioridade para se encontrar com outros crentes, não devemos, como seguidores, fazê-lo também?

VEJA TAMBÉM
ESPOSAS APROVADAS POR DEUS

Você está frustrado e desiludido com a igreja? Talvez o problema não seja “igreja em geral”, mas sim o tipo de igrejas que você experimentou até agora.

Você fez uma busca exaustiva para encontrar uma boa igreja? Talvez você nunca tenha assistido a uma igreja cristã saudável e equilibrada? Elas realmente existem. Não desista. Continue a procurar uma igreja centrada em Cristo e biblicamente equilibrada. À medida que você procura, lembre-se, as igrejas são imperfeitas. Elas estão cheias de pessoas erradas. No entanto, não podemos deixar que os erros de outras pessoas nos mantenham longe de um relacionamento genuíno com Deus e com todas as bênçãos que ele planejou para nós enquanto nos relacionamos dentro de seu corpo.

por: Mary Fairchild

Traduzido e Adaptado por: Thiago Dearo

Deixe a sua opinião!

Assine nossa Revista Online Gratuitamente: 

Email:

Nenhum spam garantido