BUSCANDO O QUE SE PERDEU! – Pr. André Lepre

5056

(Lucas 19:1) – E, TENDO Jesus entrado em Jericó, ia passando.
(Lucas 19:2) – E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
(Lucas 19:3) – E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
(Lucas 19:4) – E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali.
(Lucas 19:5) – E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
(Lucas 19:6) – E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
(Lucas 19:7) – E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
(Lucas 19:8) – E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
(Lucas 19:9) – E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
(Lucas 19:10) – Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

A história de Zaqueu é um exemplo de que uma vida triste, de ilusões e de vergonha pode se transformar em uma vida de alegria, de realidade e de honra.

Zaqueu era um publicano a serviço do império romano (CHEFE DOS COLETORES DE IMPOSTOS), rico, de pequena estatura, e segundo estudos bíblicos um homem determinado, de profundos propósitos e ambições. Porém essas suas características eram utilizadas da maneira errada, pois comandava a extorsão, a exploração popular e a corrupção e por isso era mal visto pelo povo devido a cobranças extorsivas, sendo odiado e considerado um traidor de seu povo. Era rico, mas sabia que sua riqueza não vinha das mãos de Deus.

Os nomes na Bíblia refletem características pessoais das pessoas. O nome Zaqueu vem do hebraico “Zacah” e significa puro. Interessante porque o comportamento dele é totalmente contrário, porém Zaqueu buscou conversão, ou seja, buscou através do encontro com Jesus aquilo que o seu nome significava, purificação.

O desejo de Zaqueu em conhecer Jesus reflete a vontade de uma transformação, pois ouviu falar de Jesus. Esse mesmo desejo ainda reflete o reconhecimento por parte de Zaqueu que Jesus era capaz de mudar a sua historia a sua vida. Esse desejo ainda reflete que Zaqueu identificou em Jesus poder e autoridade.

JESUS TEM PODER E AUTORIDADE PARA MUDAR A HISTÓRIA DA SUA VIDA!

O DESEJO REFLETE APENAS UMA VONTADE. E A PRÁTICA REFLETE O QUANTO QUEREMOS REALIZAR UMA VONTADE.

Zaqueu tinha um objetivo: Conhecer Jesus!

QUAL É O SEU OBJETIVO DE VIDA?

Seus objetivos trarão conseqüências para sua vida. Se você conseguir alcançá-los serão positivos. Se não conseguir alcançá-los por falta de ação serão de frustração. Mas, mesmo que você não consiga, mas se pelo menos tentar, lutar, lhe trarão paz e A sensação de que fez o que era possível, pois o impossível pertence ao Senhor.

OS OBSTÁCULOS:

  • A MULTIDÃO
  • A FIGUEIRA
  • O JULGAMENTO DE SI MESMO

Uma coisa que todos sabemos é que Deus é imenso, gigantesco e que nada pode ofuscar a sua grandeza. (Atos 7:49a) – O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés.

Por ser de baixa estatura Zaqueu e por visualizar a multidão que aguardava a chegada de Jesus, fez uma análise correta da situação: “Essa multidão me impedirá a visão de Jesus!” Amados, se tivéssemos fazendo uma análise das perdas de Zaqueu poderia levantar aqui algumas questões, porém, se tem algo que podemos afirmar lendo o texto bíblico e meditando sobre ele é que Zaqueu não perdeu a capacidade de analisar crítica de uma situação. E é exatamente isso que ocorre na vida de muitas pessoas hoje em dia. Muitas pessoas não conseguem, não querem, ou perderam a capacidade de analisar o ambiente e as circunstâncias que estão lhe rodeando.

Uma multidão de problemas, adversidades e tribulações sabem que não podem com o nosso Deus. Nós também sabemos disso, por que então muitas vezes somos traídos pelos nossos medos e dúvidas?

Porque quanto mais próximo está algo de nós, menor é o nosso ângulo de visão. Veja popularmente no futebol se diz que quando um jogador se aproxima do gol o goleiro sai debaixo das balizas e se aproxima o máximo possível do adversário. Sabe por quê? Para diminuir o ângulo de visão do adversário, diminuindo os espaços a fim de que ele não encontre onde jogar a bola. Isso significa dizer que o campo de visão ficou limitado.

É exatamente isso que uma “multidão” de problemas e dificuldades faz conosco quando estamos em busca de uma vitória, de uma conquista, da realização de um sonho, do alcance de um objetivo. Ela se aproxima o máximo possível de nós para que possamos ver na nossa frente somente aquilo que pode nos derrotar, entristecer, desmotivar, desestimular. Mas faça como Zaqueu: FAÇA COM QUE SUA VONTADE DE VENCER, SEJA MAIOR DO QUE A SUA VONTADE DE DESISTIR!

A vontade de Zaqueu em querer ver o Senhor Jesus foi tão grande que ele decidiu vencer aquela multidão.

DECIDA HOJE VENCER A MULTIDÃO!

É POSSÍVEL VENCER A MULTIDÃO! (Noé – Josafá – A mulher do fluxo de sangue – Jesus)

Eu entendo por uma inspiração divina que Deus lhe deu uma estratégia, e qual foi? Subir na figueira!

SUBA NA FIGUEIRA!

A figueira poderia ser um obstáculo para os outros, mas para Zaqueu foi essencial para fazê-lo alcançar seu objetivo. A figueira ajudou Zaqueu a vencer um outro obstáculo, o julgamento de si mesmo. Aquele julgamento que nós fazemos e nos punimos por nossas atitudes equivocadas cujo veredicto que decretamos é: “Acabou…” – “Não tem mais jeito para mim…” – “Não sou capaz…”

A figueira estimulou Zaqueu a ir em direção do sonho, estimulou a sua vontade de vencer. Ele usou aquilo que poderia ser uma dificuldade em possibilidade para o milagre de Deus lhe alcançar.

Aquela figueira foi responsável em fazer Zaqueu:

  • Acreditar que era possível alcançar o objetivo;
  • Correr adiante enquanto outros ficariam para trás; (Lucas 19:4) – E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali.
  • Que ela (figueira) não era um obstáculo, mas instrumento de conquista;
  • Que ele podia fazer alguma coisa. Que ele não estava impossibilitado de ver Jesus;
  • Que ele podia ver a visão do alto, enquanto a multidão estava com a visão de baixo;
  • Que ele podia subir mais alto do que a multidão; (Voarás como a águia)

A figueira fez Zaqueu subir o mais alto naquele momento até a chegada de Jesus. E quando Jesus chegou até aquela figueira ele disse: (Lucas 19:5) – E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.

A atitude de Zaqueu refletiu muito mais do que uma atitude natural, refletiu uma atitude altamente espiritual, pois o foco dele era Jesus e somente Jesus.

QUAL É O SEU FOCO HOJE?

Jesus reconheceu essa atitude de Zaqueu e mandou-o descer. Aquela figueira fez Zaqueu subir acima da multidão, mas quando o Mestre chegou ele teve que descer. Sabe por quê?

  • Porque nunca estaremos acima de Jesus. Sempre estaremos abaixo Dele;
  • Porque nunca olharemos Jesus de cima para baixo, mas de baixo para cima;
  • Porque o descer para Cristo significa crescimento e não encolhimento;

DESÇA ATÉ A PRESENÇA DO SENHOR JESUS CRISTO HOJE E VERÁ A GLORIA DE DEUS NA SUA VIDA!

Zaqueu desceu. E a descida de Zaqueu refletia um princípio básico de quem quer ter uma vida abençoada por Deus. O princípio da obediência. Obedeceu a ordem de descer, pois não estava descendo para o homem, mas para o Filho de Deus.  Quem obedece a Deus alcança o Seu favor.

Ao descer Zaqueu deixou bem claro para Jesus que ele:

  • Estava disposto a obedecer a Jesus;
  • Estava atento a Jesus;
  • Queria receber Jesus;
  • A vontade de Jesus de o fazerele descer era melhor do que a dele de querer ficar acima;

Assim como Zaqueu não devemos demorar a atender um chamado de Jesus. Não use artifícios do tipo: “Não está na hora!” – “Não é o momento!” – “Não estou preparado!” – “Tenho que estar com tudo em ordem!”

Venha como você está, esta é a hora, este é o momento. É Jesus quem vai te capacitar, te preparar. É Jesus quem vai colocar ordem na sua vida.

Apresse-se em descer até a presença do Senhor Jesus e receba a alegria de Cristo na sua vida!

A Palavra de Jesus: “… porque hoje me convém pousar em tua casa.” (Vers.5b) causou uma transformação viva e real na vida de Zaqueu de tal maneira que Zaqueu começou a apresentar atitudes de uma verdadeira conversão: (Lucas 19:8) – E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.

1ª. Confissão – “… se nalguma coisa tenho defraudado alguém…”

2ª. Arrependimento – “… eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens…”

3ª. Abandono do pecado – “… o restituo quadruplicado.”

Essas atitudes de Zaqueu mostraram para todos ao seu redor que Jesus fez a escolha certa ao entrar na casa dele. Ele disse:

(Lucas 19:9) – E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

(Lucas 19:10) – Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

QUAIS ATITUDES VOCÊ TEM HOJE PARA APRESENTAR AO SENHOR?

Jesus não precisa do seu dinheiro, dos seus bens materiais, da sua capacidade intelectual…  Jesus só quer que você abra a porta do seu coração para que ele possa entrar e levar salvação para sua casa!

O QUE SE PERDEU NA SUA VIDA?

  • Um sonho?
  • Um projeto de vida?
  • A família?
  • Os filhos?
  • A alegria de viver?
  • Um amor verdadeiro?

SUBA NA FIGUEIRA PARA VER JESUS E QUANDO ELE CHEGAR DESÇA ATÉ AOS SEUS PÉS PORQUE ELE VAI BUSCAR E SALVAR O QUE SE PERDEU NA SUA VIDA!

ELE VAI BUSCAR E:

  • Salvar a sua família;
  • Salvar o seu casamento;
  • Salvar os teus sonhos;
  • Salvar a tua saúde;
  • Salvar a chamada;

Buscar e Salvar aquilo que um dia se perdeu porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido!

 

Nele, por Ele, para Ele.

Pr. André Lepre

Deixe sua opinião