Comparando Psicologia à Teologia

Pastores e conselheiros cristãos, utilizam a psicologia ao aconselhar indivíduos, casais e famílias. Com essa prática popular em mente, como a psicologia se compara à teologia?

1208
teologia psicologia
Muitos pastores tem estudado a Psicologia para por em pratica com a Teologia

Dezenas de profissionais, incluindo muitos conselheiros cristãos, utilizam vários aspectos da psicologia ao aconselhar indivíduos, casais e famílias. Com essa prática popular em mente, como a psicologia se compara à teologia?

Bem, a psicologia está centrada no homem, enquanto a teologia está centrada em Deus. A psicologia depende de recursos naturais para lidar com questões complexas do homem. A teologia aponta para recursos sobrenaturais disponíveis para qualquer um que vem a Cristo para ser perdoado, justificado, nascido de novo, salvo e redimido. Os crentes recebem sabedoria e força de Deus e da Sua Palavra quando lidam com questões pessoais.

A psicologia identifica muitas lutas internas do homem, enquanto a teologia celebra o poder redentor ilimitado de Deus. A psicologia está enraizada no discernimento natural e na compreensão humana. A teologia está enraizada no Pai, no Filho e no Espírito Santo; um Deus em três pessoas. A psicologia é incapaz de discernir a natureza de Deus ou a magnitude da alma imortal do homem. Teologia e Escritura, por outro lado, apresentam a verdade sobre Deus, homem, pecado, graça, céu, inferno, salvação, anjos, demônios, milagres, o Messias e a imortalidade da alma do homem.

Os conselheiros cristãos estudam as Escrituras e analisam a natureza humana para ajudar a levar as pessoas à saúde espiritual, emocional e física. A psicologia e a teologia não se opõem umas às outras, mais do que a ciência e a fé se opõem umas às outras. Uma lida com as coisas da perspectiva da Terra, enquanto o outro se aprofunda e apresenta a perspectiva do céu. A saúde espiritual é de longe a maior necessidade do homem. Felizmente, a Bíblia fornece os insights necessários para atender às necessidades mais profundas do homem. E, mais frequentemente, as questões espirituais e emocionais do homem se sobrepõem e interagem umas com as outras.

Historicamente, os psicólogos mais famosos viveram na escuridão espiritual. É assim para cada um de nós até entrarmos na luz de Cristo confiando no Salvador.

O psicólogo BF Skinner foi o professor de psicologia Edgar Pierce na Universidade de Harvard de 1958 até 1974. Skinner foi esperto o suficiente para desenvolver uma análise de comportamento e, ainda assim, cego para sua própria necessidade pessoal do Senhor. Skinner disse: “Eu não acredito em Deus, então não tenho medo de morrer”. Para todos os seus insights sobre o comportamento do homem, Skinner não conseguiu descobrir o fato de que somente Cristo pode preparar uma pessoa para o céu.

Uma coisa é não ter medo de morrer, mas isso é muito diferente de não ter medo quando você chega diante de Jesus no Dia do Julgamento. “Porque todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo.” (2 Cor. 5:10) Os crentes terão paz no último dia, porque nossos pecados foram perdoados “pela fé em seu sangue”. (Romanos 3:25) E a porta permanece aberta hoje para alguém vir a Cristo e ser salvo. Enquanto isso, a psicologia não pode ajudar sua alma no Dia do Julgamento. Não há poder na psicologia para perdoar pecados. A teologia, por outro lado, ensina uma pessoa a confiar somente em Cristo para o perdão dos pecados e a vida eterna no Paraíso.

Sigmund Freud disse: “Seria muito bom se houvesse um Deus que criou o mundo e fosse uma providência benevolente, e se houvesse uma ordem moral no universo e uma vida após a morte; mas é um fato muito notável que todos isso é exatamente como estamos obrigados a desejar. ” A teoria do “desejo ardente” de Freud não estava enraizada em Cristo. Não era nada além de um sonho vazio.

Como a psicologia não explica o Evangelho, ela é incapaz de ajudar o homem a receber o perdão de Deus. Também é incapaz de convencer uma pessoa que o céu é real e que os crentes em Jesus são garantidos um lugar no Paraíso. (veja João 14: 1-6)

Carl Jung fundou a psicologia analítica. Ele disse: “Lembre-se que o único deus com quem entra em contato é seu próprio deus, chamado espírito, alma e mente, ou consciência, e esses três são um”. Em outras palavras, Jung acha que o ego é deus. Rudolph Allers escreveu: “Para Jung, Deus não é uma realidade transcendente da qual o homem pode alcançar algum conhecimento da razão natural, mas sim um arquétipo, uma tendência básica na natureza humana. A idéia de Deus e de uma vida futura não é vista como expressar a realidade, mas como uma necessidade subjetiva correspondente “. E Anthony Storr escreveu: “Uma boa parte da psicologia junguiana pode ser vista como a tentativa de Jung de encontrar um substituto para a fé ortodoxa na qual ele foi criado, mas contra o qual ele começou a se rebelar desde muito cedo”. Isso explica, pelo menos em parte, por que Jung acreditava que as religiões são ”

Esses famosos psicólogos certamente produziram uma estranha miscelânea de antídotos místicos e teorias espirituais. Imagine se Skinner, Freud e Jung estivessem vivos hoje e se tornassem seus mentores espirituais pessoais. Você provavelmente permaneceria perdido em seu pecado porque esses psicólogos seriam incapazes de levá-lo à fé em Jesus.

Por outro lado, se você seguisse o ensinamento do apóstolo Paulo nas cartas inspiradas que o Espírito Santo o levou a escrever, você seria levado à verdade. E os quatro Evangelhos no Novo Testamento, escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João, estão num plano infinitamente mais elevado do que toda a psicologia que o mundo já conheceu.

A psicologia sem teologia tenta abordar as questões do homem sem a revelação divina da Palavra de Deus. E, no entanto, permanece o fato de que a Escritura pode ensiná-lo muito mais sobre o homem do que uma vida inteira de psicologia pode até mesmo começar a ensinar-lhe. Por quê? Porque o Espírito Santo inspirou a Palavra de Deus a ser escrita, enquanto os livros escritos por psicólogos agnósticos falham em conter qualquer revelação espiritual da verdade última e da sabedoria divina. Nesse sentido, um estudante universitário cristão do primeiro ano pode saber mais sobre certos aspectos críticos da natureza humana do que Skinner, Freud e Jung juntos.

Jung escreveu: “Jesus Cristo foi para mim inquestionavelmente um homem e, portanto, uma figura falível”. Não é de admirar que Jung tenha sido enganado e pensado que o eu é deus. Qualquer um que pense que Jesus é imperfeito e falível obviamente não entende a verdadeira natureza da segunda Pessoa da Trindade. E essa falsa ideia sobre Deus leva a muitas outras falsas idéias sobre o homem. A teologia e o estudo das Escrituras abordam toda uma gama de questões espirituais críticas que a psicologia é incapaz de diagnosticar.

Qualquer aconselhamento que deixe Cristo fora da equação será incrivelmente limitado para dizer o mínimo. Afinal, como pode o homem ser curado sem se voltar ao seu Criador e Redentor em busca de ajuda, amor, perdão, cura, graça, poder e discernimento?

Além da graça de Deus em Cristo, a análise psicológica é, em última análise, um empreendimento condenado. Pode te levar apenas até agora. Jesus, por outro lado, pode levar você até o Paraíso. E o Espírito Santo pode ensinar coisas sobre você que a maioria dos conselheiros simplesmente não entende. Isso não significa que eles não sejam homens e mulheres altamente inteligentes. Significa simplesmente que um QI alto não é garantia de que você tenha entrado na creche do crescimento cristão. A nova vida em Cristo começa no momento em que você nasce de novo pela fé em Jesus.

A psicologia e a teologia são tão diferentes quanto a noite e o dia. Uma delas fornece uma abundância de teorias humanistas baseadas na limitada compreensão do homem, enquanto a outra fornece a sabedoria e os recursos sobrenaturais do Deus Todo-Poderoso.

Em uma carta aos cristãos do primeiro século, o apóstolo Pedro escreveu: “Cristo morreu pelos pecados de uma vez por todas, o justo pelos injustos, para levar você a Deus”. (1 Pedro 3:18) Então, como você responderá ao Salvador que derramou Seu sangue na cruz e morreu para pagar pelos seus pecados? Você sairá com fé ou persistirá na incredulidade? A linha inferior é que ninguém que confia em Jesus vive para se arrepender.

por: Dan Delzell, pastor da Igreja Wellspring em Papillion, Nebraska

Traduzido e Adaptado por: Portal Padom

Deixe sua opinião