Cristãos e armas: líderes religiosos se reúnem para acabar com a violência armada

Cristãos e armas > Líderes religiosos e pastores dos Estados Unidos, se reúnem para acabar com a violência amada que assola o país.

507

O reverendo Rob Schenck está reunindo líderes cristãos, igrejas e sobreviventes de violência armada para o segundo Survivor Sunday deste mês, na esperança de que os cristãos tomem medidas para pôr fim à violência armada “sem sentido” nos Estados Unidos.

O Survivor Sunday aconteceu no dia 14 de outubro como uma chamada para orar por aqueles que perderam um ente querido como resultado da violência armada. O evento anual em todo o país será centrado em torno da restauração de vidas arruinadas, incentivando a Igreja a desempenhar um papel mais ativo na busca de uma solução para acabar com a violência armada.

O encontro do ano passado reuniu mais de 200 pastores, líderes evangélicos e igrejas, e muitos mais devem se juntar ao Survivor Sunday neste ano.

Abaixo está uma transcrição editada da entrevista do The Christian Post com Schenck, presidente do Instituto Dietrich Bonhoeffer, onde ele elabora sobre onde os cristãos podem encontrar respostas sobre Deus e armas.

CP: América tem visto vários tiroteios em escolas, tiroteios em igrejas e violência sem sentido desde que você realizou seu primeiro Survivor Sunday. Você pode compartilhar seus pensamentos sobre tudo isso?

Schenck:  Todo ato de violência é repreensível, e atos de violência armada causam não apenas choque e terror, mas muitas vezes grave perda num lampejo literal. Eles são absolutamente devastadores. Quando são tiroteios em massa, com várias vítimas, há uma espécie de matemática quântica que influencia a dor e o medo.

Desde que realizamos a primeira observância do Survivor Sunday no ano passado, testemunhamos o massacre da igreja em Sutherland Springs e, de repente, esse horror entrou na igreja de uma maneira que nunca antes havia acontecido. Infelizmente, esta não foi a única igreja que atirou no ano passado e além. Se existe algo redentivo para sair daquele momento indescritível, é que estamos mais conscientes desta terrível realidade e sabemos que a igreja, os cristãos e as pessoas piedosas não estão imunes a ela.

CP: Você acha que as coisas vão mudar? Se assim for, de que maneira?

Schenck:  Sim, eu acho que as coisas vão mudar – mas pode levar muito tempo para que isso aconteça de maneira substantiva ou duradoura.

Claro, existem maneiras de medir grandes mudanças e pequenas mudanças. Maior significa que o país muda sua política pública, lei e outros recursos importantes de maneira tectônica – os meios menores pouco a pouco, à medida que indivíduos, famílias, comunidades e, é claro, igrejas começam a mudar. Talvez na maneira como eles controlam suas armas de fogo, prendendo-as, mantendo suas munições separadas da arma, assegurando que membros da família emocionalmente ou mentalmente instáveis ??não tenham acesso a armas de fogo, desistindo de armas desnecessárias ou particularmente perigosas.

Quando pequenas mudanças suficientes são feitas, elas se somam a grandes mudanças.

CP: Você lançou um documentário poderoso em 2015, no qual você tentou influenciar alguns de seus colegas ministros a se separarem de seu caso de amor com armas. Que mudanças positivas você viu acontecerem desde seus esforços em ” A Armadura da Luz “?

Schenck:  Mais cristãos estão cientes da violência armada desde que o documentário foi lançado. Pessoas de fé estão conversando e orando sobre isso, e muitas igrejas, grupos e indivíduos já passaram por nossa série de estudos bíblicos sobre armas chamadas Totalmente Protegidas.

Pastores levantaram questões morais e éticas sobre poder de fogo mortal em seus sermões, junto com a questão do medo e do desprezo de estranhos, estrangeiros, refugiados, imigrantes. Todas essas coisas estão relacionadas com a questão das armas porque carregar uma arma mortal e estar constantemente preparado para usá-la para matar afeta nossas relações com os outros.

CP: O que você diz aos muitos cristãos que são pró-arma?

Schenck:  Bem, primeiro, eu não sou pacifista, então eu não sou anti-arma. Espingardas de caça são projetadas para matar animais. Armas de defesa, como armas semi-automáticas, são projetadas para matar humanos. Para mim, eles estão em duas categorias morais diferentes.

Quando se trata de matar seres humanos, fico feliz que policiais, militares e outros profissionais de segurança usem armas. Lamentavelmente, acho que elas são necessárias em certas situações. Mas precisamos entender toda a dinâmica em torno do poder de fogo letal. É sobre a vida, morte, medo, dominação, violência, agressão e, claro, matança.

Fui treinado por um instrutor de armas de fogo muito profissional que anunciou que não me treinaria se eu não pudesse garantir que eu poderia matar com a arma e matar em um instante, sem hesitação. Ele disse que se eu não pudesse fazer isso, estaria contribuindo para o problema, não resolvendo isso. Ele avisou que se eu não pudesse matar, a arma seria tirada de mim em uma luta, usada para me matar, e continuar matando outros. Isso foi uma coisa muito difícil de concordar.

Agora, os capelães militares e policiais lhe dirão que, mesmo quando as pessoas sob seus cuidados matam no cumprimento do dever, sob circunstâncias perfeitamente justificáveis, elas sofrem. Alguns se sentem culpados ou envergonhados, outros se revoltam com o ato de matar ou, de alguma forma, mudam para pior pela experiência. É o que pedimos a esses profissionais de segurança para fazer, suportar essa dor e sofrimento para o resto de nós. Vício, divórcio, depressão, suicídio são todos muito prevalentes entre esses grupos populacionais.

Para os cristãos, a verdadeira questão são as perguntas que devemos nos fazer, orar e consultar as Escrituras: Quando um cristão pode matar outro ser humano? Quem pode um cristão matar? Por que um cristão pode matar? Onde um cristão pode matar?

É claro que a própria Bíblia diz que é Cristo quem tem a última palavra em todas as coisas. Hebreus 1: 2 diz: “nestes últimos dias Ele nos falou pelo Seu Filho“. Então é o Filho de Deus, Jesus, a quem devemos procurar respostas, e Jesus nos dá essas respostas no Evangelho. Nem ele nem seus discípulos usam força letal em toda a narrativa do Novo Testamento. Ele diz a seus discípulos: “Não temam” e “abaixem a espada“.

CP: Quais líderes ligaram seus braços para o Survivor Sunday? Além de orar e mobilizar suas igrejas, que outras coisas estão fazendo para efetuar mudanças?

Schenck:  Mais de 400 pastores em todo o país se juntaram no Survivor Sunday. A lista inclui evangélicos de diferentes origens, gerações e denominações, juntamente com redes de igrejas e pastores famosos como Pastor AR Bernard, Joel Hunter, Preston Sprinkle, Jamie Atten e o Bispo Garland Hunt.

Há mais de 150 outros pastores e líderes ministeriais que assinaram a Petição Evangélica para a Prevenção da Violência Armada, entre eles Max Lucado, Lynne Hybels, Bispo Kenneth Ulmer, William Turpie, Peter Chin, Romanita Hairston-Overstreet e a Embaixadora Suzan Johnson. Essas pessoas estão orando, pregando, escrevendo e advogando por uma política pública e práticas bíblicas, responsáveis ??e que fomentem a paz em relação ao poder de fogo letal.

CP: Como nós, como pessoas, nos consolamos enquanto os efeitos da violência armada moldam a cultura em que vivemos agora?

Schenck: A oração é o melhor lugar para começar. Orando uns pelos outros, orando pelo fim da violência, orando pela reconciliação, orando, como o Príncipe da Paz nos instruiu a orar, para “nos libertar do mal“. A oração nos conecta a Deus e uns aos outros de maneira mais profunda, mais forte e mais eficaz do que qualquer outra coisa. É por isso que o Survivor Sunday é construído em torno da oração pelas vítimas de violência armada e seus entes queridos. Mas também devemos estar prontos e dispostos a agir. Eu tive um professor da faculdade da Bíblia que ensinou uma aula sobre oração e lembro-me que ele disse: “nunca ore por nada que você não esteja disposto a fazer parte da solução“.

Isso é profundo. Se eu oro por uma vítima de violência armada, como o Senhor poderia me usar para responder a essa oração? Talvez fornecendo refeições para a família enquanto elas ficam em vigília no hospital, ou lamentam a perda do ente querido, ou se recuperam de ferimentos, ou experimentam depressão, paralisam o medo ou outros problemas mentais ou emocionais. Talvez não possamos fazer nada diretamente para uma vítima ou seus entes queridos, mas podemos advogar por melhores leis, políticas ou mesmo campanhas para eleger pessoas com melhores idéias sobre como lidar com esse problema terrível em nossa sociedade.

CP: Qual é o versículo da Bíblia que alimenta o seu ministério e o que você representa?

Schenck : 1 João 3:17 e Tiago 2: 14–17, bem como as Palavras de Jesus em Mateus 25: 43–45, A Bíblia ordena que “cuidemos uns dos outros” (Hebreus 10:24), “consideram os outros mais importantes do que vós” (Filipenses 2: 3) e “servem-se uns aos outros por amor” (Gálatas 5:13).

CP: Muitas pessoas estão dizendo que uma oração e desejos não estão ajudando quando a tragédia atinge, o que você diz sobre isso?

Schenck:  Devemos estar prontos para ser a resposta às nossas próprias orações. No livro de Tiago, lemos que não basta dizer “Deus te abençoe“, ou desejar que “sejam aquecidos e cheios“. Precisamos oferecer ajuda real e concreta às pessoas que precisam. Então, como diz Tiago, é fé e obras, não uma ou outra.

CP: Por favor, inclua qualquer outra coisa que você gostaria de compartilhar com o público do The Christian Post.

Schenck:  Quando se trata de cristãos e armas, não é uma questão do que é legal ou constitucional, ou qual é o meu direito ou a minha escolha. A única coisa que importa quando se trata de vida ou morte, matar ou ferir, seja amigo ou inimigo, a única questão é qual é a vontade de Deus? Eu acredito que o melhor lugar para procurar isso é na vida e no ensino de Jesus Cristo porque Nele vemos o Pai.

Se você quer saber o que Deus quer quando se trata de qualquer coisa, você olha para Jesus. Eu acho que Jesus é cristalino quando se trata de empunhar poder de fogo letal, mas é algo que devemos todos juntos e com oração e explorar cuidadosamente.

Espero que no Survivor Sunday todos possamos ligar as armas e ser a resposta às orações que estamos levantando para as vítimas de violência armada e seus entes queridos.

Para mais informações sobre o Survivor Sunday, clique aqui.

Deixe sua opinião