Cuidemos de nós mesmos!

276

“Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne”. (Judas 20-23).1. MAS VÓS, AMADOS…

Seguindo o exemplo ocorrido no verso dezessete, encontramos no início do verso vinte a conjunção adversativa de, dé. Isto demonstra que Judas novamente altera a tônica da Epístola. Se de um lado, ele demonstra a perversidade dos gnósticos, agora ele é movido pelo Senhor para recomendar aos seus destinatários para que cuidem de edificar-se a si mesmos. Ele usa o presente ativo epoikodomoûntes, que por sua vez deriva de epoikodoméo, o verbo grego para “construir sobre”, com a idéia de terminar a estrutura da qual a fundação já foi colocada. Vale lembrar a recomendação de Paulo em 1Co 3:11: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (cf. Ef 2:20). De forma semelhante se expressou Pedro: “E, chegando-vos para Ele, a Pedra Viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus, Eleita e Preciosa. Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a Pedra Principal da esquina, Eleita e Preciosa; e quem nEla crer, não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a Pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a Principal da esquina”. (1Pe 2:4,6,7). Portanto, Judas está recomendando expressamente que seus destinatários atentassem bem, a fim de que pudessem eles mesmos se edificarem sobre a Rocha que é Cristo Jesus (cf. Mt 16:18; 1Pe 2:5).

2. CONSERVAI-VOS A VÓS MESMOS

Judas volta a insistir na necessidade de vigilância. Suas palavras são objetivas: conservem-se a si mesmos! No original grego, temos aqui o aoristo ativo do verbo teréo, do verbete terésate, usado no grego para “guardar”, “tomar conta com atenção”, “observar”,. Ao que tudo indica, esse verbo é originário do substantivo terós, “relógio”, termo que não aparece no NT grego. Ora, sabemos que se há uma característica essencial para que um relógio seja funcional, é que ele seja observado, visto, olhado. Portanto, esta recomendação de Judas visa exortar-nos para a necessidade de vigiar-nos a nós mesmos, a fim de que sejamos conservados, guardados e protegidos de todas as investidas dos inimigos da fé. Afinal de contas, cada um de nós daremos contas de nós mesmos a Deus (cf. Rm 14:12) e aquele que está de pé deve cuidar para não cair! (cf. 1Co 10:12).

3. APIEDAI-VOS DE ALGUNS

É extremamente curioso o fato de que Judas, ao mesmo tempo que nos recomenda cautela, vigilância e prudência, exorta-nos ainda para que possamos nos “apiedar” (ou, conforme a ARA, “compadecei-vos”). No grego encontramos aqui o verbo eleáo, usado na maioria das vezes para expressar a idéia de “exercer misericórdia”, “exercer bondade” ou ainda “aceitar”. Trata-se, portanto, de uma recomendação desafiadora: amar, aceitar, ser generoso. Um exercício extremamente complexo: separar pessoas de idéias! O verbo ainda pode significar “levar socorro ao aflito”. Ou seja, estar disposto a acolher a todos aqueles que se arrependem, com amor fraternal!

4. ODEIEM A TÚNICA MANCHADA DE SANGUE!

Como a mensagem de Judas é atual! Ao mesmo tempo em que, movido por Deus, nos recomenda a amar e a exercer misericórdia, ele nos exorta severamente a que não nos contaminemos! Suas palavras são duras, pois Judas usa aqui o presente ativo misoûntes do verbo miséo, “odiar”, “detestar”! Sua recomendação expressa é que odiemos tudo aquilo que possa implicar em “poluição”, “sujeira”, “contaminação” (no grego, spilóo). Isto torna o exercício da fé ainda mais desafiador: devemos edificar-nos a nós mesmos, precisamos cuidar e conservar-nos, temos que nos apiedar dos que estão espiritualmente doentes e fracos, mas com o devido cuidado, a fim de que nós mesmos não sejamos contaminados!

Lázaro Soares de Assis

www.padom.com

Deixe sua opinião