À medida que envelhecemos, sofremos um declínio na aptidão física e mental, o que pode ser piorado por condições como a doença de Alzheimer. Um novo estudo, publicado no jornal de Frontiers in Human Neuroscience, mostra que as pessoas idosas que participam rotineiramente do exercício físico podem reverter os sinais de envelhecimento no cérebro e a dança tem o efeito mais profundo.

“O exercício tem o efeito benéfico de abrandar ou até mesmo contrariar o declínio relacionado com a idade na capacidade mental e física“, diz o Dr. Kathrin Rehfeld, autor principal do estudo, com sede no centro alemão de Doenças Neurodegenerativas, Magdeburg, na Alemanha. “Neste estudo, mostramos que dois tipos diferentes de exercícios físicos (dança e treinamento de resistência) aumentam a área do cérebro que diminui com a idade. Em comparação, foi apenas a dança que levou a mudanças comportamentais visíveis em termos de equilíbrio melhorado “.

Os voluntários idosos, com uma idade média de 68 anos, foram recrutados para o estudo e atribuíram um curso semanal de 18 meses de aprendizado de rotinas de dança ou treinamento de resistência e flexibilidade. Ambos os grupos mostraram um aumento na região do hipocampo do cérebro. Isso é importante porque esta área pode ser propensa ao declínio relacionado com a idade e é afetada por doenças como a doença de Alzheimer. Ele também desempenha um papel fundamental na memória e no aprendizado, bem como mantendo o equilíbrio.

Enquanto pesquisas anteriores mostraram que o exercício físico pode combater o declínio cerebral relacionado com a idade, não se sabe se um tipo de exercício pode ser melhor do que outro. Para avaliar isso, as rotinas de exercícios oferecidas aos voluntários diferiram. O programa tradicional de treinamento físico realizou exercícios principalmente repetitivos, como ciclismo ou caminhada nórdica, mas o grupo de dança foi desafiado com algo novo a cada semana.

Dr. Rehfeld explica: “Nós tentamos fornecer aos nossos idosos no grupo de dança com rotinas de dança em constante mudança de diferentes gêneros (Jazz, Quadratura, América Latina e Line Dance). Passos, padrões de braço, formações, velocidade e ritmos foram alterados a cada segunda semana para mantê-los em um processo de aprendizagem constante. O aspecto mais desafiador para eles foi lembrar as rotinas sob a pressão do tempo e sem indícios do instrutor“.

Esses desafios extras são pensados ??para refletir a notável diferença de saldo exibida pelos participantes do grupo de dança. Dr. Rehfeld e seus colegas estão construindo sobre esta pesquisa para ensaiar novos programas de fitness que têm o potencial de maximizar os efeitos antienvelhecimento no cérebro.

Neste momento, estamos avaliando um novo sistema chamado” Jymmin “(bloqueio e ginástica). Este é um sistema baseado em sensores que gera sons (melodias, ritmo) com base na atividade física. Sabemos que os pacientes com demência reagem fortemente quando escuta música. Queremos combinar os aspectos promissores da atividade física e da criação de música ativa em um estudo de viabilidade com pacientes com demência “.

Dr. Rehfeld conclui com conselhos que podem nos levantar de nossos assentos e dançar em nossa batida favorita.

“Eu acredito que todos gostariam de viver uma vida independente e saudável, durante o maior tempo possível. A atividade física é um dos fatores de estilo de vida que podem contribuir para isso, contrariando vários fatores de risco e diminuindo o declínio relacionado com a idade. Eu acho que dançando é uma ferramenta poderosa para estabelecer novos desafios para o corpo e a mente, especialmente na idade avançada “.

Este estudo se enquadra em uma coleção mais ampla de pesquisas que investigam os efeitos cognitivos e neurais da atividade física e cognitiva ao longo da vida.

com informações Frontiers

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