Jesus era um nazireu?

Uma pergunta que alguns têm sobre a vida de Jesus foi se Ele era nazireu ou não e se Ele fez um voto de nazireu.

4623

Uma pergunta que alguns têm sobre a vida de Jesus foi se Ele era nazireu ou não e se Ele fez um voto de nazireu.

Na Escritura do Antigo Testamento os Nazireus no antigo Israel eram homens e mulheres que faziam votos de viver um estilo de vida santo e rigoroso.

Em Números 6, por exemplo, Deus diz a Moisés:

Se um homem ou uma mulher quer fazer um voto especial, um voto de dedicação ao Senhor como nazireu, eles devem se abster de vinho e outras bebidas fermentadas e não devem beber vinagre feito de vinho ou outra bebida fermentada. Eles não devem beber suco de uva ou comer uvas ou passas, desde que permaneçam sob o voto de nazireu, não devem comer nada que venha da videira, nem mesmo as sementes ou peles. Durante todo o período de seu voto nazireu, nenhuma navalha pode ser usada em suas cabeças. Eles devem ser santos até que o período de sua dedicação ao Senhor acabe; eles devem deixar seus cabelos crescerem por muito tempo.”

Os nazireus também foram proibidos de tocar nos mortos e se alguém morresse repentinamente ou inesperadamente em sua presença, eles precisavam raspar suas cabeças e trazer ofertas especiais como resultado da contaminação.

Sansão, no livro dos Juízes, é sem dúvida o mais famoso nazireu da Bíblia.

A palavra “nazir” significa “separar”, de acordo com Chabad.org, um recurso judeu ortodoxo on-line.

No entanto, as mesmas letras hebraicas também podem ser lidas como “neizer”, que significa “coroa”.

Isso é mencionado em Números 6: 6-7, o que explica que um nazireu não deve se aproximar de um corpo morto porque o “símbolo [da coroa] de sua dedicação a Deus está na cabeça deles“.

Os votos de nazireu – que se aplicam em todos os momentos – para se abster eram geralmente por um determinado período de tempo e se a duração do período não fosse especificada, presumia-se que fosse por 30 dias.

No entanto, embora não houvesse dúvidas de que Jesus era o vaso separado e santo através do qual a salvação viria à Terra, não existe evidência bíblica de que ele era nazireu no sentido do Antigo Testamento.

Ele era, no entanto, de Nazaré, cujos moradores eram às vezes chamados de nazireus.

Uma análise superficial da vida de Jesus mostra que durante seu ministério ele tocou os mortos e consumiu vinho.

O mais famoso, em Lucas 7, Jesus jantou com pecadores que incluíam “bêbados”, como notou em seu primeiro milagre, que transformava água em vinho nas bodas de Caná.

Em Lucas 8, quando Jesus estava a caminho para ministrar a cura à filha do oficial da sinagoga, alguém veio da casa do oficial com a notícia de que ela havia morrido e, portanto, Jesus não deveria ser incomodado.

No entanto, Jesus persistiu e acabou levando a menina pela mão e ordenando que ela se levantasse, o que ela fez. Um nazireu não a teria tocado.

Quando Jesus disse aos que estavam com ele lamentando a perda da menina que ela não havia morrido, mas estava apenas dormindo, ele estava usando uma expressão idiomática da época, como observado em um artigo de 2016 examinando o assunto por Matt Slick, presidente e fundador do Ministério Cristão de Apologética e Pesquisa.

Muitos dos que dormem no pó da terra despertarão, para a vida eterna, mas os outros para a desgraça e desprezo eterno“, apontou, citando Daniel 12: 2.

Vemos que Jesusnão poderia ter sido um nazireu no sentido de Números 6: 1-6 desde que bebeuálcool e se aproximou dos mortos. Ele era, no entanto, de Nazaré“,concluiu Slick.

A importância de memorizar a Bíblia

Você já deve ter ouvido de muitas pessoas que é importante memorizar versículos da Bíblia, muitos dizem que devemos fazer isso para usarmos como escape na hora em que as tentações baterem em nossa porta, para alcançar um nível de intimidade maior com Deus e muitas outras coisas. Separamos uma lista com várias razões para você guardar a Palavra do Senhor em sua mente.

  1. Memorizar as escrituras torna a meditação possível: Precisamos guardar a Palavra em nossas mentes para que em ocasiões onde não temos como ler a bíblia, por exemplo, meditar na palavra com o que já temos guardado. E a meditação é o caminho para um entendimento profundo da palavra. Então, se você vai meditar na lei do Senhor de dia e de noite (Sl 1:2), se faz necessária a memorização de um pouco das escrituras em sua mente.
  2. Memorizar as escrituras fortalece a minha fé, pois a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Deus (Rm 10:17). E isso acontece quando estou ouvindo a palavra em minha mente.
  3. Memorizar as escrituras molda o jeito com que eu vejo o mundo, conformando a minha mente de acordo com o ponto de vista de Deus em tudo.
  4. Memorizar as escrituras torna a palavra de Deus mais acessível para vencer as tentações do pecado, pois admoestações e as promessas de Deus são o caminho pelo qual vencemos as mentiras enganadoras do diabo.
  5. Memorizar as escrituras protege a minha mente, fazendo com que seja mais fácil, para mim, detectar erros. E o mundo está cheio de erros, pois “o deus deste mundo” (o diabo) é um mentiroso.
  6. Memorizar as escrituras me capacita de golpear satanás na face com uma força que ele não pode resistir, para proteger a mim mesmo e a minha família de seus ataques.

7. Memorizar as escrituras fornece a fonte para um relacionamento com Jesus, pois Ele fala conosco através de sua Palavra e em nenhum outro lugar, De uma forma doce, poderosa, autêntica e real, então nós o respondemos em oração, e se a palavra dEle estiver em nossa mente poderemos conversar com Ele em qualquer lugar.

Como memorizar a Bíblia Sagrada?

Apresentamos para você, um treinamento em que Você Memorizará Mais Versículos em 1 semana do que em toda a sua vida! (aqui)

Descubra o Revolucionário Curso de Memorização da Bíblia!

Você vai aprender a memorizar…

  • O nome de todos os livros da Bíblia de trás para frente e de frente para trás
  • Suas posições numéricas
  • Toda a divisão bíblica
  • A ideia e assunto dominante de cada livro da Bíblia
  • O tamanho relativo de todos os livros bíblicos
  • Datas bíblicas importantes
  • Períodos bíblicos para reter na memória
  • O calendário judaico
  • Toda a cronologia do Reino dividido
  • Todos os Reis de Israel e de Judá
  • Textos famosos da Bíblia inteira
  • Histórias do Antigo Testamento
  • Histórias do Novo Testamento
  • Todos os milagres de Jesus
  • Todas as parábolas de Jesus
  • Todas as orações de Jesus
  • A Vida de Jesus
  • Sua Morte e ressurreição
  • E muito mais!!!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O CURSO DE MEMORIZAÇÃO DA BÍBLIA!

Deixe sua opinião