Monstros marinhos, gigantes e anjos! Por que você deveria estudar os monstros assustadores e surpreendentes da Bíblia?

Histórias do Antigo e do Novo Testamento descrevem monstros marinhos, gigantes e espíritos vingadores que são tão assustadores quanto os vampiros ou zumbis que vemos na TV, de acordo com estudiosos da religião.

933
William Blake, que é mais conhecido por sua poesia, desenhou imagens das cenas descritas na Bíblia. Nesta ilustração, Satanás aflige Jó com chagas e feridas.

Histórias do Antigo e do Novo Testamento descrevem monstros marinhos, gigantes e espíritos vingadores que são tão assustadores quanto os vampiros ou zumbis que vemos na TV, de acordo com estudiosos da religião. As pessoas de fé não recontam essas histórias com frequência, preferindo mensagens religiosas mais reconfortantes.

Muitas pessoas não têm como saber que existem monstros em toda a Bíblia, porque muitos deles foram domados ou domesticados“, disse Esther J. Hamori, professora associada da Bíblia Hebraica no Union Theological Seminary da Cidade de Nova York.

O querubim, por exemplo. Hoje, pensamos neles como “bebês felizes e anjos gordos“, mas na Bíblia eles são guardiões alados que às vezes têm o corpo de um leão, observou Hamori.

Isso é sempre um leve choque para meus alunos“, disse ela.

Ao redesenhar ou ignorar os monstros bíblicos, perdemos mais do que grandes ideias de figurino, explicou Hamori e outros. Perdemos a chance de ter conversas mais profundas sobre por que coisas ruins acontecem e como Deus quer que respondamos.

Há tanta desordem e instabilidade em nossas vidas e experiências. Acho que a religião fala sobre isso, não apenas em termos de controlá-lo ou abaixá-lo, mas de refleti-lo“, disse Timothy Beal, professor e diretor de estudos religiosos departamento na Universidade Case Western Reserve.

Os monstros da Bíblia

Beal credita os estudantes entusiasmados com o aprofundamento de seu interesse em monstros bíblicos. Discussões de classe há quase duas décadas o ajudaram a ver que a conexão de Deus com criaturas assassinas é mais complicada do que a maioria das pessoas imagina.

Às vezes, os monstros são inimigos de Deus, mas, outras vezes, Deus se identifica com eles, mesmo quando são perigosos, caóticos e mortais“, disse ele.

Beal ofereceu um trecho do livro de Jó do Antigo Testamento para apoiar essa afirmação. Dos capítulos 40 a 42, Deus se vangloria de algumas de suas criações mais ameaçadoras, enaltecendo Behemoth, um imbatível animal parecido com um boi, e Leviathan, que tem “terror ao redor de seus dentes” e “ri do chocalho de dardos“.

Da mesma forma, a Bíblia inclui histórias de anjos enviados em missões de busca e destruição, causando o caos em vez de oferecer conforto, observou Hamori. 2 Reis 19:35 diz: “Naquela mesma noite, o anjo do Senhor partiu e derrubou 185.000 no acampamento dos assírios; quando amanheceu, todos eles eram cadáveres“. No Antigo Testamento, Satanás é um anjo.

Na Bíblia, os monstros são parte do séquito de Deus“, disse Hamori, que está trabalhando em um livro sobre monstros bíblicos.

Desde os primeiros dias do cristianismo, as cenas mais sombrias da Bíblia causaram tensão. Alguns líderes da igreja primitiva queriam pregar que havia dois deuses separados: um com monstros a seu serviço e outro que é a essência do amor, disse Jess Peacock, estudante de pós-graduação em religião que escreve uma coluna sobre teologia e horror para a revista Rue Morgue.

O lado negro do divino era um problema para os pais da igreja primitiva“, disse ele.

Ao longo dos séculos, as comunidades de fé ligadas à Bíblia tipicamente optaram por minimizar os aspectos monstruosos de seus textos religiosos, e assim a cultura pop tornou-se o lugar para lidar com conceitos assustadores, disse Peacock.

As partes confusas ou perturbadoras da Bíblia “borbulharam por meio de narrativas de horror“, disse ele.

Por exemplo, um dos primeiros romances góticos, “O Castelo de Otranto“, perguntou se as gerações futuras deveriam ser punidas pelos pecados de seus antepassados, inspirando-se nos ensinamentos bíblicos. E histórias famosas de zumbis ou vampiros, como “Drácula” de Bram Stoker, lidam com a promessa de vida eterna, brincando com a ideia de que seres eternos podem ficar entediados, deprimidos ou violentos.

Os temas religiosos subjacentes a muitos livros de terror e filmes podem surpreender alguns líderes religiosos conservadores, que às vezes desencorajam os membros da igreja a ler ou assistir a filmes e filmes de terror ou até mesmo celebrar o Halloween, disse Peacock.

Dentro dos círculos religiosos, o horror tem uma má reputação. É visto como pecaminoso ou algo que irá deformar a mente das pessoas“, disse ele.

Abraçando histórias assustadoras

As pessoas que amam estudar religião e monstros podem ter empatia com aqueles que não o fazem. Ler sobre anjos mortais ou monstros marinhos controlados por Deus não é tão reconfortante quanto ler sobre Jesus Cristo curando os doentes.

O que as pessoas querem da religião é certeza, conforto e estabilidade. Não é reconfortante pensar que Deus está tomando partido do monstro contra nós“, disse Beal, que publicou “Religion and its Monsters” em 2001.

No entanto, Beal e outros ainda defendem um envolvimento mais profundo com as histórias mais assustadoras da Bíblia. Pode ser empoderador estudar como as pessoas descritas em textos religiosos responderam a encontros inesperados com monstros e é bom lembrar que Deus é mais complexo do que podemos imaginar, disse Beal.

Podemos ir mais honestamente em experiências caóticas e desorientadoras, se estivermos abertos a esses tipos de insights da Bíblia“, disse ele, observando que ele ensinou classes da Escola Dominical sobre monstros em sua igreja presbiteriana.

Explorar as partes sombrias da Bíblia pode levar a uma experiência religiosa mais desafiadora e recompensadora.

Eu amo que os monstros da Bíblia levantem questões difíceis. Eu amo que não possamos ler o que são essencialmente histórias de horror na Bíblia e sair com respostas fáceis“, disse Hamori, que é judeu.

Deixe sua opinião