Não seja um cristão indiferente

Temos muitas pessoas desanimadas enchendo os bancos das igrejas hoje. Eles querem dar o mínimo a quem deu tudo por eles. Se você tentar viver como cristão, mas viver como quiser, encontrará um conflito.

534
Pastor Greg Laurie

Todos nós vamos deixar um legado – seja positivo ou negativo. Nossas vidas eventualmente chegarão ao fim, e cada um de nós deixará um legado. A verdade vai sair – as coisas boas que fizemos as coisas ruins que fizemos o que realmente representamos.

Podemos viver vidas longas e produtivas e, como Calebe do Antigo Testamento, poder olhar para trás depois de 85 anos e dizer que terminamos bem.

Calebe, Josué e os israelitas haviam chegado à Terra Prometida depois de 40 anos de peregrinação pelo deserto. Calebe tinha sido prometida uma porção da terra, e ele pediu o que ele lhe  tinha sido assegurado anteriormente. Ele disse a Josué:

“Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti. Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração; Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao Senhor meu Deus. Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus.”Josué 14:6-9

Observe uma frase importante: “pois perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus.” Significa simplesmente que Calebe não era uma pessoa desanimada.

Acho que temos muitas pessoas desanimadas enchendo os bancos das igrejas hoje. Eles querem dar o mínimo a quem deu tudo por eles. Se você tentar viver como cristão, mas viver como quiser, encontrará um conflito. Algumas pessoas têm muito do Senhor para serem felizes neste mundo e muito deste mundo para serem felizes no Senhor. Eles estão vivendo em uma terra de ninguém miserável.

Eu me tornei um cristão com 17 anos de idade. Eu estive fora no mundo por 17 anos e acho que tinha mais do que a minha parte nisso. Fui criado em uma casa alcoólica onde minha mãe se casou e se divorciou sete vezes. Por um tempo eu comecei a beber e festejar. Foi tudo que eu já conheci até aquele ponto da minha vida. Eu nunca tinha ido à igreja para falar, exceto por um tempo quando eu morava com meus avós. Eu não sabia nada das coisas de Deus. Eu cresci neste mundo e vi o que era.

Mesmo aos 17 anos, eu já estava farto do jeito que minha vida estava indo. Eu estava em modo de busca, convencido de que tinha que haver mais do que isso. Eu estava desiludido com o mundo adulto que vi. Eu percebi que eles não tinham as respostas. E eu não gostei do jeito que minha geração estava indo e do que estávamos perseguindo. Eu sabia que não tínhamos as respostas também.

Então eu ouvi o Evangelho. Eu ouvi sobre Jesus Cristo, que nos chama para segui-lo. Eu respondi e entreguei meu coração ao Senhor. Comecei a frequentar um estudo bíblico onde conheci alguns cristãos indiferentes que queriam brincar com o mundo e ainda ser cristãos. Isso não fazia sentido para mim. Eu estava lá e fiz isso. Eu sabia o quão vazio e fútil era. Eu não podia imaginar como alguém poderia conhecer o perdão de Deus e ainda querer se envolver com este mundo. Eu pensei: “Por que se incomodar?” Eu tive o suficiente para me satisfazer.

Eu espero que você não tenha que aprender isso da maneira mais difícil. Você pode pegar a Palavra de Deus para isso. Ele diz para você ficar longe de certas coisas para o seu próprio bem. Ou você pode dizer: “O que Deus sabe? O que alguém mais sabe? Eu farei do meu jeito“. E então você pode enfrentar as consequências dessa decisão.

Calebe referiu-se a um lugar importante: Kadesh-barnea. Isso pode não significar muito para nós, mas é um ponto chave na história de Calebe. Quarenta e cinco anos antes, Calebe, Moisés e Josué, junto com os filhos de Israel, chegaram à beira da Terra Prometida. O ponto de entrada era Kadesh-barnea. Eles rapidamente saíram do Egito e estavam prontos para entrar na terra.

Não leva 40 anos para chegar do Egito, no entanto. Eles estavam indo em círculos. Por que eles demoraram tanto? Eis o por que: quando chegaram a Cades-Barnéia, decidiram enviar alguns espiões. Eles escolheram 12 homens para entrar, ver o que estava acontecendo e depois voltar com o relatório.

Eles provavelmente deveriam ter ido para Canaã e crido no Senhor. Ele havia prometido que cuidaria deles, os abençoaria e os ajudaria. Mas em vez disso eles enviaram espiões.

Depois de algum tempo na terra, os espiões voltaram. A maioria dos 10 efetivamente disse: “Você não quer entrar naquele lugar. Tudo nesta terra é grande. As paredes são grandes. As cidades são grandes. Os soldados são grandes. Éramos como gafanhotos à vista deles. são gigantes na terra”.

Calebe e Josué, no entanto, retornaram com um relatório de minoria. Eles trouxeram de volta um cacho de uvas tão grande que os dois levaram para carregá-lo. As pessoas estavam zangadas com Josué e Calebe por se atreverem a sugerir que continuassem na terra. Eles realmente queriam matá-los.

Se você quer terminar bem e seguir sinceramente a Deus, então você não vai comprometer, mas sim permanecer firme. Você estará mais preocupado com a aprovação de Deus do que com a aprovação das pessoas.

Teria sido tão fácil para Calebe e Josué ir junto com a multidão. Todo mundo estava dizendo isso, mas eles sabiam que estava errado. Eles se mantiveram sob o risco de serem pessoalmente marginalizados e perderem seus amigos – e até mesmo suas vidas.

Pense em quantas pessoas hoje são retidas espiritualmente porque estão tão preocupadas com as opiniões dos outros.

Não leve uma vida indiferente. Certifique-se de que todos os dias contam. Você não quer perder um único momento.

por: Greg Laurie

Originalmente publicado em harvest.org

Traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo

Portal Padom

Deixe sua opinião