O que fazer quando você duvida do plano de Deus para sua vida

Duvidar de Deus é uma parte crucial da nossa fé. Você já duvidou de Deus e do Seu plano para a sua vida?

562

Você já duvidou de Deus e do Seu plano para a sua vida?

Desde os meus 5 anos de idade, perguntei aos meus pais: “De onde veio Deus?” Fazer perguntas tem desempenhado um papel importante na minha fé. Eu acho que é o caso de muitos de nós. E desde que nossos pais responderam com a versão mais espiritual de “Eu honestamente não sei” que eles puderam inventar, a incerteza tem sido uma grande parte de nossa fé também.

Perguntas são como nós exploramos a verdade. E a incerteza é muitas vezes apenas uma realidade com a qual todos nós temos que conviver. Mas duvidar de Deus é diferente. Dúvida é o que acontece quando você faz uma pergunta e a resposta não satisfaz, define claramente ou atende às suas expectativas. A dúvida nos faz sentir muito desconfortáveis.

Isso faz com que aqueles de nós que tendem a não fazer muitas perguntas difíceis, queiram mudar de assunto, ou simplesmente encolha os ombros, e alegremente admitem: “Eu não sei, mas Deus sabe, e isso é tudo o que importa”. E isso faz com que outros que realmente lutam sob o peso de perguntas não respondidas sintam-se como maus cristãos por não terem fé suficiente.

Vamos parar de fingir que temos tudo junto.

As conversas cristãs geralmente se parecem muito com e-mails automatizados. Temos respostas automáticas pré-programadas que são acionadas quando certas coisas são ditas ou certas perguntas são feitas. Você já ouviu essas respostas automáticas antes, tenho certeza. Talvez você mesmo as tenha dito também.

Deus não te dá mais do que você pode lidar.”

Você pode fazer todas as coisas através de Cristo.”

Você só tem que confiar nele. Ele sabe o que está fazendo.”

Essas respostas bem-intencionadas muitas vezes comunicam algo muito diferente do pretendido. Eles fazem muitos de nós ver o cristianismo como uma religião cheia de pessoas que parecem sempre confiar em Deus completamente e saber exatamente o que dizer em todas as circunstâncias. Quando experimentamos isso bastante, começamos a sentir que algo está errado conosco quando lutamos para duvidar de Deus. Então, em vez de sermos honestos sobre isso, ficamos quietos.

As pessoas não precisam que você seja forte. O que as pessoas realmente precisam é que você tenha a coragem de ser vulnerável sobre suas lutas.

Afinal, não queremos que ninguém pense que não confiamos em Deus.

Achamos que ninguém mais se debate com a dúvida como nós, então duvidar de Deus e do Seu plano é ainda mais difícil de revelar aos outros.

Em última análise, não somos honestos sobre nossas dúvidas porque temos medo de ser julgados. Nós preferimos olhar para o papel de um crente pitoresco, mesmo que isso signifique fingir que temos fé do que ser um crente honesto com questões reais.

Fazemos isso porque nos sentimos sozinhos.

Achamos que somos os únicos a lutar com a dúvida. Mas a verdade é que não estamos sozinhos. Nós temos dúvidas, assim como todos os outros; agimos como se tivéssemos mais fé do que realmente fazemos, assim como todos os outros; e nos recusamos a ser honestos sobre isso por medo de sermos julgados, assim como todo mundo.

Mas as pessoas não precisam que você seja forte. O que as pessoas realmente precisam é que você tenha a coragem de ser vulnerável sobre suas lutas. Eles precisam que você seja um cristão honesto que esteja disposto a se arriscar e dizer: “Estou realmente lutando aqui. Não tenho uma resposta e, embora esteja me esforçando para confiar em Deus, é difícil aguentar. “

Em última análise, não somos honestos sobre nossas dúvidas porque temos medo de ser julgados.

A honestidade quebra os muros dos outros e os ajuda a saber que suas lutas são normais. Quando somos honestos sobre nossas lutas, dá a outras pessoas a liberdade de serem honestas também. E quando uma pessoa é vulnerável, outras geralmente seguem o mesmo caminho.

Honestidade, dá mais liberdade para Deus trabalhar.

Mas não podemos apenas ser honestos um com o outro. Temos que ser honestos com Deus e duvidar de Deus é uma parte crucial da fé.

Deus certamente não tem medo ou se ofende com suas perguntas. Ele não é um ditador inseguro que quer obediência sem perguntas. Ele é um Pai amoroso que quer que você confie nEle com sinceridade como qualquer criança deveria. Por isso, ele acolhe nossas perguntas e dúvidas.

Havia um homem na Bíblia que precisava desesperadamente de um milagre de Jesus. Quando Jesus perguntou se o homem realmente acreditava que Ele poderia ajudar, o homem disse: “Então eu creio. Ajude-me com minhas dúvidas” (Marcos 9:24, MSG).

É a honestidade, não uma atitude “falsa até você fazer isso”, que pode realmente levar à paz. 

por: Kenneth Reid

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo

Deixe sua opinião