O verdadeiro significado de ‘na terra como no céu’

Todos conhecemos as palavras de Jesus quando Ele nos instruiu a orar: "Venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu" (Mateus 6:10). Mas o que exatamente Ele quis dizer?

2759

Todos conhecemos as palavras de Jesus quando Ele nos instruiu a orar: “Venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10). Mas o que exatamente Ele quis dizer?

De acordo com um ensinamento popular de hoje, Jesus estava dizendo que devemos orar para que a maneira como as coisas são no céu é a maneira que eles deveriam estar na terra.

Dito de outra forma, podemos deduzir a vontade de Deus para a Terra, olhando para a Sua vontade para o céu. Existe doença no céu? Absolutamente não. Consequentemente, não deve haver doenças na terra. Há depressão no céu? Absolutamente não. Consequentemente, não deve haver depressão na terra.

Mas é isso que Jesus estava realmente ensinando?

Para ser perfeitamente claro, creio que cura e saúde são a vontade ideal de Deus para o Seu povo, baseada no ensino da Escritura. E então, quando eu oro por alguém que está doente – especialmente por um crente doente – eu não oro: “Pai, se for da tua vontade, cure essa pessoa”. Em vez disso, peço ao nosso pai para curar. Ou, se me sinto levado, repreendo a doença ou enfermidade.

Eu também acredito que nossa cura física foi paga na cruz, me dando mais confiança quando orei pelos enfermos.

No entanto, não creio que Mateus 6:10 esteja sendo corretamente interpretado, e é importante não aplicarmos mal as palavras do Senhor.

A lógica simples diria a você que Jesus não estava dizendo: “Ore para que as coisas na Terra hoje sejam exatamente como no céu“.

Por exemplo, não há relação sexual no céu. Isso significa que todos os casais deveriam deixar de ficar juntos? É isso que estamos orando quando dizemos: “Senhor, seja feita a tua vontade assim na terra como no céu“?

E quanto a evangelismo? Não há evangelismo no céu porque não há almas perdidas no céu. Por isso, estamos orando: “Senhor, todo o evangelismo cessará na terra para replicar o que acontece no céu“?

E quanto à tentativa da nossa fé? Presumivelmente, não há testes de fé para os crentes no céu, mas eles são projetados para nosso crescimento aqui na terra. Deveríamos orar em vez disso, “Senhor, nunca poderemos passar por nenhuma provação pelo resto de nossas vidas, visto que não há provações no céu”?

E a morte? Em última análise, na era futura dos novos céus e da nova terra, não haverá morte. Até então, a morte é a realidade final de todo ser humano. Mas se estamos tentando replicar o paraíso na terra, isso não significa que devemos ressuscitar cada pessoa dentre os mortos – não apenas uma vez, mas interminavelmente?

Talvez não haja sono no céu. Devemos, portanto, ensinar: “Porque não há sono no céu, não deveria haver sono na terra”?

Novamente, a lógica simples, baseada na Bíblia, diz que isso não é o que Jesus estava ensinando. Em vez disso, Ele nos ensinou a orar para que, assim como a vontade de Deus é feita no céu – perfeitamente e completamente e sem resistência – a Sua vontade seja realizada aqui na terra.

E como determinamos qual é a Sua vontade? Estudando a Sua Palavra e pedindo-lhe discernimento e compreensão.

Quando fazemos isso, vemos que Ele nos chamou para curar os doentes, libertar os cativos, trazer boas novas aos perdidos. Aprendemos que Ele nos ungiu para trazer esperança aos desamparados, alegria aos oprimidos, vitória aos derrotados.

Sua vontade é gloriosa e maravilhosa e libertadora. Sua vontade reflete seu coração e seu caráter. Sua vontade traz vida e libertação e liberdade. E aguardamos ansiosamente o dia em que Sua vontade e Seus desejos serão realizados perfeitamente e em plenitude aqui na terra.

Ao mesmo tempo, chegará o dia em que será Sua vontade derramar ira e julgamento em um mundo pecador e impenitente. (Isso é ensinado em todo o Novo Testamento. Não é apenas um tema do Antigo Testamento.) E quando oramos para que Seu reino venha e que Sua vontade seja feita, também estamos orando por isso.

De fato, sempre que dizemos: “Maranatha! Mesmo assim, venha, Senhor Jesus!” estamos orando para que o Filho de Deus retorne “em chamas de fogo, infligindo vingança contra os que não conhecem a Deus e àqueles que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus” (2 Tessalonicenses 1: 8).

Isso coloca toda uma nova perspectiva sobre a oração: “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”.

Para dizê-lo mais uma vez, creio que orar essa oração nos encoraja a pregar e a curar em nome de Jesus. Acredito que orar para que a oração ajude a afastar os poderes das trevas no aqui e agora, junto com a pavimentação do caminho para a manifestação final do reino de Deus. E acredito que, no final, a ordem, a atmosfera e a vontade do céu serão a única coisa que experimentamos – para sempre.

Vamos apenas não aplicar mal as palavras do Senhor hoje. Isso pode levar a algumas suposições tolas, se não perigosas, e aplicações errôneas.

Devemos evitá-los tanto quanto pudermos. Certamente, essa é a vontade do nosso pai.

Deixe sua opinião