‘Paulo não desvencilhou a fé cristã do Antigo Testamento’, diz pastor

O pastor e teólogo reformado, Ray Ortlund, afirma que é errado os cristãos "desqualificarem" suas crenças do Antigo Testamento

379
Pastor Ray Ortlund, lider da Igreja Immanuel Church em Nashville, Tennessee

Um teólogo reformado disse em uma conferência centrada no livro bíblico de 2 Timóteo que é errado os cristãos “desqualificarem” suas crenças do Antigo Testamento, algo que o pastor da megaigreja, Andy Stanley, havia exortado no início deste ano.

Na pregação de 2 Timóteo 1: 3-8, Ray Ortlund, pastor sênior da Igreja Immanuel em Nashville, Tennessee, e o presidente do Renewal Ministries (Ministérios de Renovação), destacou que quando o apóstolo Paulo estava escrevendo para Timóteo na epístola, ele enfatizou sua herança religiosa através do judaísmo.

Paulo olha de volta para suas próprias raízes mais profundas. Ele volta para Davi, para Moisés, para Abraão. Ele reverencia a fé que chegou até ele, filtrada através da tradição judaica“, disse Ortlund na Conferência da Costa Oeste da Coalizão do Evangelho, realizada na EvFree Fullerton na Califórnia.

Ortlund fez alusão aos comentários que Stanley fez em um sermão no final de abril, sem nomear o pastor da Geórgia.

Ao contrário de alguns pregadores de hoje, Paulo não ‘desanexou’ a fé cristã do Antigo Testamento”, disse Ortlund, em seu comentário tirando algumas risadas da plateia.

E para ele pessoalmente, a conversão cristã não tirou seu judaísmo. Ele fez de Jesus o Senhor sobre o seu judaísmo e sobre sua consciência, os quais ele continua honrando.

Ao pregar seu sermão em abril, Stanley expressou preocupação de que muitos cristãos estavam se afastando da fé por causa de certas passagens da Bíblia hebraica. Ele argumentou que a igreja primitiva mostrou que havia uma necessidade de deixar o Antigo Testamento para o bem dos gentios se unirem e que a ressurreição de Jesus era suficiente.

Pedro, Tiago, Paulo eleito para desvincular a fé cristã de suas escrituras judaicas, e meus amigos, devemos também“, disse Stanley. “Não devemos dificultar para os gentios que estão se voltando para Deus.”

Mais tarde, Stanley defendeu seus comentários em uma entrevista com o autor judaico messiânico e personalidade de rádio Michael Brown em julho, dizendo que a crítica de suas declarações “desafinadas” precisava de um contexto melhor.

Stanley reafirmou sua crença de que o Antigo Testamento era divinamente inspirado, mas observou que isso fazia parte de seu esforço para alcançar aqueles que rejeitam a autoridade bíblica.

Eu disse aos meus filhos que crescem, se alguém perguntar a você ‘você acredita que Adão e Eva são pessoas reais?’ aqui está como você deve responder: não diga ‘sim porque a Bíblia diz que Adão e Eva eram pessoas reais’”, comentou Stanley.

Você deve dizer isto: ‘Acredito que Adão e Eva eram personagens históricos, porque Jesus o fez. E quando alguém prediz a sua própria morte e ressurreição e a retira, eu vou com o que eles dizem.'”

Em resposta a Stanley, Brown traçou um paralelo com um vídeo que ele fez sobre a questão “Você pode ser gay e cristão?” observando que ele usou diferentes métodos apologéticos para diferentes críticos.

Estou tentando dar a evidência bíblica àqueles que aceitam as escrituras“, observou Brown. “Mas o nível de crítica e ataque vindo sobre ‘nosso Deus da Idade do Bronze, nossa fé na Idade do Bronze’ … obviamente, se eu estou tentando alcançar essas pessoas, eu vou abordar isso de um ângulo um pouco diferente.

O tema da Conferência da Costa Oeste da Coalizão do Evangelho deste ano é “Fidelidade Duradoura“, centrada nas questões abordadas no livro do Novo Testamento de 2 Timóteo.

Em seu discurso, Ortlund também enfatizou a importância dos crentes modernos, argumentando que sua influência sobre outros cristãos continuará bem depois que eles morrerem, afirmando que “pais mortos no Senhor ainda vivem na coragem de seus filhos espirituais”.

“Pare de pensar em sua vida em uma categoria tão pequena. Você é mais importante do que você imagina. Você vai importar para pessoas que ainda nem nasceram“, disse ele. “Sua fidelidade ainda estará causando impacto muito depois da data de expiração.”

Deixe sua opinião