Por que Deus permite que pessoas inocentes sofram?

"Por que Deus permite que pessoas inocentes sofram?" Essa é uma ótima pergunta, e a mesma pergunta que precisa ser feita sobre o Holocausto e todos os tipos de horrores e coisas pecaminosas que aconteceram e continuaram acontecendo com pessoas relativamente inocentes ao longo da história.

676
Menina Inocente (imagem ilustrativa)

“Por que Deus permite que pessoas inocentes sofram?” Essa é uma ótima pergunta, e a mesma pergunta que precisa ser feita sobre o Holocausto e todos os tipos de horrores e coisas pecaminosas que aconteceram e continuaram acontecendo com pessoas relativamente inocentes ao longo da história. É uma questão que me atormentou a maior parte da minha vida.

Fundamentalmente, o mal existe porque os homens escolheram cometer continuamente o mal (Gn 6: 5; Jr 17: 9; Mc 7: 21-23; Mt 15:19).

Além disso, como seres caídos e devido à criação caída em que vivemos, (a qual causamos a cair), o reino demoníaco tem o poder de tentar e de outra forma levar as pessoas a fazer ainda mais maldade (Exposições A, B, C, D e E: Mao Zedong, Adolf Hitler, Pol Pot, Idi Amin, Isis e mais).

Deus trouxe um remédio para tudo isso enviando Seu Filho para pagar a penalidade pelos nossos pecados morrendo na cruz e levando-os sobre Si. No entanto, a maioria das pessoas continua a rejeitar essa solução e continua em sua maldade (João 3: 16-21). Em essência, os homens maus continuam fazendo o mal porque rejeitaram a Cristo e a Sua solução para o problema. Se eles O aceitassem como sua solução, Ele enviaria o Espírito Santo para guiá-los através de um processo de santificação que eventualmente os faria odiar o mal e se apegar ao que é bom (João 14: 15-17, 15:26, 16). : 7-15; Rom. 12: 9).

Então, em suma, tais males existem porque os homens rejeitam a Deus e escolhem continuar neles.

Não é culpa de Deus. É nossa culpa, se nós pessoalmente cometermos os males mais graves ou não. Deus é inocente de todas as acusações – até mesmo de não fazer nada para impedir os atos pecaminosos -, embora Ele os impeça após Seu retorno, depois de todos os homens terem tido a chance de escolher a fonte do bem ou a fonte do mal.

A Bíblia ensina que, sem tirar proveito do remédio de Deus para o pecado, “homens maus e sedutores se tornarão cada vez pior, enganando e sendo enganados” (2Tm 3:13).

Parece que a única maneira pela qual o homem pecador pode reconhecer sua necessidade de um Salvador é ver as conseqüências do pecado ao seu redor e clamar a Deus para que envie seu perdão. Infelizmente, a maioria não fará isso. (Mesmo quando Deus enviou um Salvador, Jesus Cristo, a maioria dos homens se recusou a aceitá-lo).

Em relação às vítimas inocentes do pecado, pedi a Deus uma noite para explicar por que Ele permite que sofram. Sua resposta para mim foi: “O que você está realmente me perguntando é como eu poderia amar você e permitir que você sofra”.

“Sim, Deus, agora que você mencionou, é isso que estou perguntando!,” Eu disse.

Eu já provei o meu amor por você, morrendo uma morte horrível na cruz“, ele me disse. “E quando a cruz se tornar prova suficiente para você de que eu te amo, então você encontrará a paz que está procurando.”

O fato é que o próprio Cristo se uniu ao sofrimento – como vítima de homens maus – a fim de demonstrar as consequências do pecado e Seu remédio para isso. Ele era tão inocente como eles vieram, e ainda assim Ele teve que sofrer tratamento horrível nas mãos de homens maus a fim de expiar nossos pecados. Então, embora Ele não tenha respondido a minha pergunta perfeitamente, Ele respondeu suficientemente, e Ele me chamou (e todos nós) para uma vida de fé, onde nós O seguimos mesmo que Ele não responda perfeitamente todas as nossas perguntas. .

Essencialmente, Deus exige fé de nós, nesta vida, como uma maneira de reverter o pecado de Adão e Eva, que escolheu duvidar da bondade de Deus e viver de acordo com sua própria sabedoria, em vez da sabedoria e bondade de Deus (Gênesis 3). : 1-13). É como Oswald Chambers disse: “O cerne de todo pecado é a dúvida de que Deus é bom“.

Aqui está uma verdade redentora: Aqueles que sofreram nesta vida terão uma recompensa inimaginável no próximo se apenas se arrependerem e crerem no Filho de toda a glória, apesar de suas perguntas não respondidas. É o que Adão e Eva deveriam ter feito, mas não fizeram. Então, Deus nos pede para fazer agora o que eles não fizeram: crer nEle e em Seu amor baseados somente em Sua demonstração do supremo e perfeito amor na cruz. Não é uma resposta perfeita para a pergunta, mas uma resposta suficiente, e uma que nos chama à fé em Sua bondade, mesmo diante do sofrimento.

por: Pastor Dr. David Kyle Foster
traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo

Deixe sua opinião