Por que Deus quer batizar você com o seu Espírito Santo

A última coisa que alguém diz antes de sair é importante. A última coisa que Jesus disse foi: "Gente, não vão a lugar nenhum até que você seja batizado com o Espírito Santo".

464

Depois que Jesus morreu, foi sepultado, ressuscitou da sepultura e depois retornou à terra, Ele deu a Seus discípulos algumas instruções finais. Logo antes de ascender ao céu, Jesus lhes disse que esperassem pela promessa do Pai. A última coisa que alguém diz antes de sair é importante. A última coisa que Jesus disse foi: “Gente, não vão a lugar nenhum até que você seja batizado com o Espírito Santo”.

Agora, por que seria isso? Jesus passou a explicar que essa experiência lhes daria poder para serem Suas testemunhas. “Mas tu receberás poder quando o Espírito Santo vier sobre ti. E sereis minhas testemunhas em Jerusalém, e em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1: 8).

O que?

O poder é incrível, mas poder para quê? Ser testemunhas Os cristãos freqüentemente pensam em testemunhar como algo que fazemos com nossas bocas; no entanto, a maioria das pessoas associa a palavra “testemunha” à visão. Essa é a definição do dicionário: nós pessoalmente vemos algo; nós somos espectadores que observamos. O testemunho ocular de notícias nos mostra a história da perspectiva de alguém que viu o evento em primeira mão. Se somos chamados como testemunhas em um tribunal, vimos um crime ou um acidente. Ou se “testemunharmos a história em formação” é porque o comentarista acredita que vimos um feito extraordinário acontecer diante de nossos olhos. Para ser uma testemunha, devemos ser um observador e um profeta.

Quem?

Então, o que estamos assistindo ou a quem estamos observando? Jesus. Bem, como podemos vê-lo se Ele está a caminho do céu? É aí que entra o poder do Espírito Santo. O batismo do Espírito Santo nos permite fixar nossos olhos em Jesus e olhar o invisível (Hebreus 12: 2, 2 Coríntios 4:18). Nós recebemos o poder do Espírito Santo para sermos testemunhas de Jesus. Somos ungidos para sermos profetas, sentinelas e observadores Dele. Jesus quer uma testemunha de Sua vida – aquela que Ele está vivendo agora.

No começo, o Jardim do Éden era como o paraíso na terra. Nenhum pecado, nenhuma doença ou morte. Satanás não tinha autoridade (até que o demos a ele) e havia perfeita comunhão com Deus. Da mesma forma, se avançarmos para o livro de Apocalipse, sabemos que fala dessas mesmas características de nosso lar celestial – sem lágrimas nem dor (Apoc. 21: 4).

O céu é bom demais para esperarmos até morrermos para experimentá-lo. E Jesus disse que não precisamos! Ele instruiu Seus discípulos a orarem assim: “Venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6:10).

Quando?

Então, quando Atos 1: 8 diz que nos tornamos testemunhas e observadores e observadores de Jesus? Bem, Jesus apenas andou na terra como um homem por cerca de 33 anos, então se nós O vermos como um homem no mundo natural, isso teria precisado ter acontecido alguns milhares de anos atrás.

Mas Jesus disse que vocês serão testemunhas e observadores, o que coloca toda essa promessa sobre o poder do Espírito Santo de observá-lo no futuro, isto é, depois que Jesus ressuscitou e ascendeu. Não se trata de ver Jesus operando milagres em Israel quando; é sobre o que Ele tem feito todos os dias desde então, e o que Ele está fazendo agora.

Onde?

Quando Jesus viveu como ser humano no mundo físico, na verdade ele tinha uma área relativamente pequena de ministério. Seu alcance incluía Jerusalém, Judéia e até Samaria, mas não muito mais longe que isso. Na verdade, Jesus só viajou cerca de 320 quilômetros de onde nasceu.

No entanto, onde Atos 1:8 fala sobre vê-lo? Na parte mais remota da terra. As extremidades e o máximo. Isto confirma o testemunho e vê-lo deve estar no futuro, porque Jesus nunca chegou aos confins da terra quando estava aqui como homem.

Mais uma vez, Jesus está explicando como podemos vê-lo, como podemos observá-lo, observá-lo e ser uma testemunha dEle, enquanto Ele atualmente vive e trabalha ativamente e oferece e ensina e cura em Buffalo, Pequim, Brasil e Buenos Aires. As partes mais distantes da terra.

Por quê?

Porque o convite ainda é o mesmo. Jesus ainda está nos chamando agora exatamente como Ele fez com um simples “Siga-me”.

Esta não é uma religião impessoal e fria ou uma pilha de doutrinas e teologia. É um relacionamento. É para isso que fomos criados e tudo o que Deus sempre quis. Somos apenas nós que nos desviamos de regras, leis e caixas para morar lá dentro.

Assim como as crianças aprendem imitando seu pai ou irmão mais velho, estamos vendo nosso Pai celestial e estamos imitando-O. Estamos observando nosso irmão mais velho, Jesus, e estamos modelando-O. Nossa fé deve ser fácil o suficiente para uma criança participar, e agora compreendemos como é realmente simples. Passamos tempo com Jesus e brincamos de seguir o líder.

Como?

Ser testemunha significa ser um profeta e é o batismo do Espírito Santo que nos unge com o poder de ser testemunhas. Vigilantes e observadores atuais e em tempo real e observadores de Jesus.

O batismo do Espírito Santo abre os olhos de nossos corações e nos dá o poder de olhar para o reino sobrenatural, ver o que Jesus está fazendo e seguir o Seu exemplo. O Espírito Santo é aquele que nos unge para ser testemunhas tensas de Jesus, para que possamos ver o que Ele está fazendo e se juntar a Ele. Trabalhe, ministre e jogue ao lado Dele. Faça a vida junto com ele.

Como podemos estar em relação com alguém que não podemos ver ou ouvir? A amizade íntima é o desejo do coração de Deus.

Esse é o grande convite. 

por: Caridade Virkler Kayembe
traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo

Deixe sua opinião