Por que você não pode ser tão “bom” quanto pensa

Eu costumava ter essa perspectiva sobre mim mesmo - até que Deus me deu uma revelação da minha verdadeira natureza

339
o santarrão - imagem ilustrativa

Você já notou que a maioria dos cristãos acha que eles são pessoas decentes? Você sabe, temos todas essas “boas” coisas a nosso crédito: ir à igreja, dizimar, ofertar, ensinar na escola dominical. Como alguém poderia pensar que somos tudo menos maravilhoso?

Eu costumava ter essa perspectiva sobre mim mesmo – até que Deus me deu uma revelação da minha verdadeira natureza. Alguns anos atrás, eu poderia ter enumerado vários adjetivos que eu achava que me descreviam: amoroso, trabalhador, honesto, confiável. Agora sei, sem dúvida, que “em mim (isto é, na minha carne) não há coisa boa ” (Rom. 7:18, ênfase adicionada).

Como muitos crentes, fui enganado. Eu pensei que meus próprios esforços para viver as Escrituras estavam me mantendo em linha reta. Eu não percebi que, sem a graça de Deus, eu seria contado entre os piores pecadores.

Um dia, numa festa de aniversário, pedi oração, pedindo aos meus amigos que concordassem comigo para uma revelação mais profunda do amor de Deus. Para minha surpresa, um de meus amigos orou: “Deus, dê a ela revelação de sua pecaminosidade.”

Não era isso que eu estava esperando. Eu estava pedindo a Deus um abraço sobrenatural – você sabe, um desses tipos de experiências “Jesus apareceu no meu quarto ontem à noite”. Eu não conseguia ver como reconhecer minha própria pecaminosidade se encaixava nessa imagem. Além disso, não achei que fosse tão pecaminoso!

Uma semana depois, fui à casa de um amigo para usar alguns de seus livros de referência para pesquisa. Enquanto estava lá, fiz algo – mais por curiosidade do que por qualquer outro motivo – que constituiu uma invasão séria de sua privacidade. No começo, eu não estava consciente da magnitude da minha transgressão – mas em instantes, o Espírito Santo me dominou com convicção.

Nunca antes ou desde então tive essa experiência! Todo o meu corpo da cabeça aos pés foi consumido com fogo sagrado, um intenso calor interno quase impossível de suportar. Eu estava literalmente queimando de vergonha.

Escusado será dizer que me arrependi imediatamente. Nas garras daquele fogo sagrado, não tive escolha! Mas a lição que aprendi foi além de prometer “não fazer de novo”.

Vi isso em mim mesmo, não tive nenhuma integridade pessoal. Eu não fui honesto nem confiável. Em vez disso, eu era um produto da minha própria natureza pecaminosa e, sem a graça de Deus, eu estaria perdido. Foi somente essa graça que me deu a aparência de ser “boa”.

De repente, a oração de aniversário do meu amigo fazia sentido. Não havia melhor maneira de Deus aumentar minha compreensão de Seu grande amor por mim do que de revelar a minha natureza decaída – e me lembrar que, apesar disso, Cristo dera Sua vida por mim.

Que amor extravagante! A Bíblia nos diz: “Muito raramente alguém morrerá por uma pessoa justa, embora para uma pessoa boa alguém possa ousar morrer. Mas Deus demonstra Seu próprio amor por nós nisto: Enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós” (Rom. 5: 7-8, NVI)

Eu não sou uma pessoa “boa”; nem você é. Mas Deus nos ama de qualquer maneira. E enquanto continuamos a reconhecer nossa verdadeira condição, Ele assegurará que por Sua graça – não por nossos próprios esforços – somos transformados na imagem de Seu Filho.

por: MAUREEN D. EHA
traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo

Deixe sua opinião