Realmente todas as coisas cooperam para o nosso bem? Entendendo Romanos 8:28

Quando a Bíblia diz que "todas as coisas cooperam", não se refere ao público em geral. Esta afirmação não é verdadeira para todas as pessoas que estão por aí. Variações desta declaração incluem "Tudo está bem quando acaba bem" e "Está tudo bem!"

837

Outro dia, fiquei pensando em quais versículos da Bíblia as pessoas mais pesquisam on-line.

De acordo com o Bible Gateway, aqui estão os cinco primeiros: Previsivelmente, o número 1 é João 3:16. O segundo mais popular é um dos meus favoritos, e esse é Jeremias 29:11. O próximo é Filipenses 4:13, seguido pelo Salmo 23: 4. O quinto é Romanos 8:28, que é um versículo amado e frequentemente citado: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Mas entendemos o que realmente significa?

Quando a Bíblia diz que “todas as coisas cooperam“, não se refere ao público em geral. Esta afirmação não é verdadeira para todas as pessoas que estão por aí. Variações desta declaração incluem “Tudo está bem quando acaba bem” e “Está tudo bem!”

Deixe-me dizer que não, não é “tudo de bom“. Às vezes é realmente ruim, na verdade. Há momentos em que as coisas não fazem sentido. Acontecem coisas inexplicáveis ??para nós.

Quando o apóstolo Paulo escreveu as palavras de Romanos 8:28, ele estava se dirigindo àqueles que depositavam sua fé em Jesus Cristo. Esta é uma promessa muito específica para pessoas muito específicas: aqueles que amam a Deus.

Se você ama a Deus, e com isso quero dizer, se você confiou em Jesus Cristo e confiou nele como seu Salvador e Senhor, então você pode se apegar a essa promessa por si mesmo, não importa o que esteja passando agora.

Observe como este versículo começa: “sabemos” (ênfase adicionada). Não diz “pensamos” ou “esperamos” ou “supomos” ou “desejamos”.

Diz: “Sabemos”.

Mas como sabemos?

Podemos encontrar a resposta no versículo 32 de Romanos 8, onde Paulo disse: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?”

Sempre que sou tentado a duvidar do amor de Deus e me perguntar se as coisas realmente estão trabalhando juntas para o meu bem, preciso dar uma longa olhada na cruz e lembrar que Jesus demonstrou seu amor por mim morrendo ali em meu lugar. Não foram os cravos que seguraram Cristo na cruz; era o amor dele por você e por mim.

Como cristão, você pode saber que tudo o que está acontecendo em sua vida, todas as coisas funcionam juntas para o bem daqueles que amam a Deus. Isso porque Deus mostrou seu amor por nós enviando Jesus.

Agora, todas as coisas não são boas. Mas porque Deus é bom, todas as coisas funcionam juntas para o bem daqueles que o amam.

Há coisas ruins e sempre serão ruins. Romanos 8:28 não está dizendo que Deus faz bem as coisas ruins. Em vez disso, diz que todas as coisas cooperam  para o bem daqueles que amam a Deus.

Então Deus pode pegar algo que é mau em sua intenção, algo que é projetado para nos prejudicar, e de alguma forma, em sua Providência, transformá-lo em algo que finalmente produz o bem em nossas vidas. Mas isso é apenas a esperança do crente.

Os cristãos não acreditam em má sorte; nós acreditamos na orientação de Deus. Nós não acreditamos na coincidência; nós acreditamos em Providencia. E quando as coisas não estão dando certo no momento certo, não entramos em pânico, porque sabemos que não há chamados acidentes na vida dos cristãos.

Acho que os cristãos são as pessoas mais realistas do mundo, porque reconhecemos que coisas ruins acontecem no mundo em que vivemos. O mundo não é um lugar agradável. Na verdade, pode ser um lugar muito ruim. Mas a boa notícia é que servimos a um Deus muito bom.

A Bíblia diz: “Prove e veja que o Senhor é bom. Oh, as alegrias dos que nele se refugiam! ”(Salmo 34: 8 NLT) Isso significa que Deus é o tribunal final da arbitragem quando se trata de definir o que é bom e o que não é.

Então, quando Deus diz que algo é bom, então é bom. E quando Deus diz que algo está ruim, então está ruim.

Mas o que é bom?

Bom é o que Deus aprova. Esse não é um raciocínio circular; é raciocínio bíblico.

Por exemplo, pensamos que bom significa que tudo está indo do nosso jeito. Bom significa luzes verdes, céu azul, contas pagas e excelente saúde. Mas, às vezes, uma aflição ou sofrimento pode ser bom, porque nos faz recorrer a Deus.

Às vezes, quando as coisas estão indo muito bem, esquecemos de Deus. Simplesmente tomamos as coisas como garantidas. Vamos ser honestos e admitir isso. Não oramos como deveríamos e não lemos nossas Bíblias com tanta frequência.

Mas quando as nossas finanças cai e ocorre uma crise, caímos de joelhos. E isso é bom. Deus pode tomar o que é percebido como uma coisa ruim, e na verdade pode se tornar uma coisa boa em suas mãos.

No entanto, há coisas que acontecem, e dizemos: “Acho que nada de bom vai sair disso“.

Eu pensei que quando meu filho Christopher morreu em um acidente de automóvel. Eu pensei que efetivamente era o fim da minha vida. Ainda dói. E ainda sentimos sua falta.

Mas houve coisas que Deus trouxe dela que funcionaram para o bem. Por exemplo, isso nos deu mais compaixão por outras pessoas que estão sofrendo. Ele nos deu um ministério para pessoas que perderam entes queridos, especialmente crianças. E isso nos fortaleceu em nossa fé, levando-nos a tomar medidas ousadas que provavelmente não teríamos tomado de outra maneira.

Então, sim, eu posso ver todas as coisas trabalhando juntas para sempre. Apesar dessa coisa ruim, Deus produziu uma coisa boa.

Todos os eventos da vida passam do ponto da Providência. Isso nos dá equilíbrio no meio de uma tempestade, fé no meio da dúvida, coragem no meio do perigo e esperança no meio do desespero. Deus está no controle.

por: Greg Laurie

traduzido e adaptado por: Pb. Thiago Dearo

Deixe sua opinião