O que significa pecar?

425

pecadoPecar significa recusar-se a fazer a vontade de Deus e deixar de praticar tudo o que Ele deseja que façamos. Desde a rebelião de Adão contra Deus, nossa natureza tornou-se desobediente. O pecado nos afasta de Deus e nos leva a viver como queremos, e não como Ele quer. Como Deus é moralmente perfeito, justo e reto, Ele tem todo o direito de condenar o pecado. Todas as pessoas pecam, seja por se rebelarem contra Deus ou por ignorarem a vontade dEle. Não importa qual seja nossa formação cultural e religiosa, nosso passado e nossas tentativas de viver uma vida correta, não podemos por nós mesmos alcançar a salvação ou remover nossos pecados. Somente Jesus Cristo pode nos salvar.

Nossos pecados indicam a necessidade de sermos perdoados e purificados. Embora não sejamos dignos nem merecedores, em sua bondade, Deus nos estende seu amor e perdão. Ele nos ensina o caminho da salvação. A morte de Cristo pagou a pena por nossos pecados. É muito bom saber que Deus nos salva do pecado. Mas para estabelecermos um novo e maravilhoso relacionamento com Ele, devemos crer que Jesus morreu por nós e que Deus perdoou todos os nossos pecados.

Pelo poder de Deus, os cristãos são santificados: tornam-se santos. Isso significa que somos separados do pecado, capacitados a obedecer e a nos tornarmos mais parecidos com Cristo. Quando aprofundamos nosso relacionamento com Cristo, o Espírito Santo nos liberta das exigências da lei e do medo do Juízo Final. Por ficarmos livres do poder do pecado, das exigências da lei e do medo do castigo de Deus, podemos crescer em nosso relacionamento com Cristo. Ao confiarmos no Espírito Santo e permitirmos que Ele nos ajude, podemos subjugar o pecado e a tentação.
Deus observa e cuida de seu povo; fez isso no passado e faz hoje e sempre. Sua maneira de tratar as pessoas é sempre justa. Como é responsável por toda criação, Ele também pode salvar qualquer pessoa, segundo sua vontade. Por causa da misericórdia de Deus, tanto judeus como gentios podem ser salvos. Todos nós devemos corresponder a essa misericórdia e aceitar sua bondosa oferta de perdão. Como Ele é soberano, devemos deixar que reine em nosso coração.

Quando nosso propósito for dar o crédito a Deus por seu amor, seu poder e sua perfeição em tudo o que fazemos, poderemos servi-lo adequadamente. Servir a Deus une os cristãos e permite que demonstrem amor e sensibilidade em relação aos semelhantes. Nenhum de nós pode igualar-se completamente a Jesus Cristo. Ele se expressa por meio de seu corpo, sua Igreja. Ao gerar outros irmãos, os cristãos podem transformar-se, de um modo ativo e vigoroso, em uma sinfonia a serviço de Deus. Que Ele continue nos dando seu perdão e nos instruindo para que tenhamos a sabedoria para viver e praticar o seu eterno Amor.
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Romanos 12, 1-3

por: Ariovaldo Leite Júnior

Portal Padom

Deixe sua opinião