Vencendo o espírito de Intimidação – Pr. André Lepre

3693

intimidação

Juízes 6:11-13

11 – Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.

12 – Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.

13 – Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.

INTRODUÇÃO:

No cotidiano de nossa vida nos deparamos muitas vezes com situações extremamente constrangedoras, malignas e que podem nos trazer grandes prejuízos em todas as áreas de nossa vida. Prejuízos esses na vida familiar, na área emocional, social, financeiro, espiritual etc. Todo e qualquer tipo de perda ou prejuízo amedronta o homem fazendo com que ele se intimide e até mesmo recue diante dos seus objetivos, nos seus projetos e nos seus sonhos. O Espírito de Intimidação se aproveita dessa brecha e se manifesta nesse ponto e com isso este espírito amarra o homem de tal forma que impede o seu crescimento, impede o homem de colocar em prática toda a sua potencialidade, naturalidade, espontaneidade e liberdade. Este Espírito de Intimidação tira a paz do homem, a disposição, o ânimo, a alegria de viver, a atenção da família, ficando assim, afetado em todos os seus sentidos. Ele fica acuado como uma presa prestes a ser tragado pelo seu algoz. O Espírito de Intimidação deixa o homem vulnerável de tal forma que se não estiver em intimidade com DEUS, torna-se presa fácil das armadilhas e laços do inimigo de nossa alma, mas a Palavra de Deus diz em Efésios 2:6 que DEUS nos ressuscitou juntamente com Cristo e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. E diz ainda em Efésios 1:22 que DEUS pôs todas as coisas debaixo dos pés de Cristo, para ser o cabeça sobre todas as coisas e que o deu à igreja. Isso significa dizer que estamos debaixo de uma Palavra profética de DEUS cuja nossa posição DEUS diz que é de autoridade espiritual e que se manifesta também no natural. Sendo assim, estamos acima de toda adversidade, acima de todo problema, acima de toda ofensa, acima de todo escárnio, acima de toda calunia e difamação porque se servimos a Cristo a nossa posição é de autoridade porque Ele é o cabeça e nós somos a igreja o corpo de Cristo.

Muitas vezes nos vemos diante de sérios problemas, lutas, batalhas terríveis e somos assolados por este Espírito de Intimidação. E por que isso ocorre? Porque Quando as lutas veem colocamos o foco da nossa vida espiritual em nós ao invés de colocarmos na autoridade espiritual que DEUS nos concedeu.

1º. A AÇÃO DO ESPÍRITO DE INTIMIDAÇÃO

Gideão tentava malhar um pouco de trigo no lagar (para você ver a ação do Espírito de Intimidação ele estava malhando trigo onde deveria se amassar uvas) a fim de salvar um pouco do que restou após a última invasão dos seus inimigos. Então diz a Bíblia que DEUS enviou um anjo até Gideão que lhe disse: “O SENHOR é contigo, homem valoroso.” Mas Gideão estava debaixo de um Espírito de Intimidação e respondeu: “Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio?” O anjo chamou-o de homem valente, e ele debaixo desse espírito disse “Ai Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio”?

  • ELE TENTA TIRAR O SEU FOCO DA SUA VIDA EM DEUS E COLOCAR EM VOCÊ MESMO, NA SUA CONDIÇÃO HUMANA – Gideão tira o foco da autoridade concedida por DEUS e coloca na sua condição – Juízes 6:14-15 – Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? 15 – E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.

O Espírito de Intimidação tenta de todas as formas tirar o seu foco da sua vida com Deus, da sua intimidade com Deus, do seu relacionamento com Deus e colocar em você mesmo, na sua vida, nas suas limitações, nos seus erros, nas suas aflições, na sua condição humana e com isso o intuito dele é um só, ou seja, enfraquecer a sua vida espiritual, pois tudo começa pela nossa vida espiritual.

  • ELE LANÇA DÚVIDA ACERCA DO CONCEITO DE DEUS AO NOSSO RESPEITO / ATUA NA MENTE – Gideão duvida do que o anjo lhe disse: “E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.” Gideão havia se esquecido da sua autoridade porque o Espírito de Intimidação estava atuando na sua mente por causa da luta e pressão.

Ele trabalha lançando dúvidas na sua mente acerca do conceito de Deus a seu respeito. Ele vai atuando na nossa mente a fim de que sempre achemos que não somos amados por Deus, cuidados por Ele, e incapazes de receber as bênçãos de Deus, que não somos merecedores do perdão de Deus. Realmente não somos merecedores, mas muitas vezes nos esquecemos que a graça de Deus nos alcançou por intermédio de Jesus Cristo e agora não vivemos mais nós, mas Cristo vive em nós, somos co-herdeiros com Cristo de uma nova e superior aliança, o sangue de Cristo derramado na cruz do Calvário que nos salvou, nos resgatou e nos transportou para o Reino do amor de Deusssssssssssssss!

  • ELE TENTA FAZER-NOS ACREDITAR QUE A PRESENÇA DE LUTA É AUSÊNCIA DE DEUS.

Ele tenta nos fazer acreditar que as lutas que estamos passando são castigos imputados por Deus por nossos pecados, mas a cruz de Cristo nos justifica. Ele lança na nossa mente que Deus nos abandonou que se esqueceu de nós, que não nos ama mais, mais isso é uma mentira do diabo, Deus me ama, Deus te ama, Deus me quer, Deus te quer, as lutas não sinais da ausência de Deus, mas são degraus que Deus está nos fazendo subir para nos fazer mais do que vencedores em nome de Jesus, as lutas fazem parte da escola de Deus para nos ensinar a vencer, para moldar nosso caráter e principalmente nos ensinar a sermos totalmente dependentes Dele. Ah como amo ser dependente do SENHOR!    Quem depende de Deus não depende de homem algum nessa vida.

  • ELE TENTA FAZER-NOS ACREDITAR QUE É MELHOR FICAR PARADO OU RECUAR AO INVÉS DE AVANÇARJuízes 6:14-15 – Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? 15 – E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.

Ele tenta nos paralisar, fazer-nos acreditar que é melhor ficar ali paradinho malhando trigo no lagar, tentando salvar um pouco de nada que temos, enquanto Deus quer nos fazer avançar, conquistar e vencer. Deus não tem um lagar para nós, enquanto muitos pensam somente no lagar Deus tem um celeiro inteiro de abundância para nós. Deus quer nos dar vitórias que a nossa mente humana jamais pensou que seria capaz de vencermos. É tempo de sair do lagar amado (a) leitor (a), é tempo de amassar aquilo que é para ser plantado, é tempo de sair debaixo desse Espírito de Intimidação que te afronta que te espreme, que te sufoca, respire o ar puro da unção de Deus sobre tua vida, tua casa, tua família, teus negócios, teu ministério, é tempo de avançar e vencer os midianitas que vivem somente daquilo que os outros têm, mas Deus te faz viver daquilo que você conquista. Aleluia!

2º. A RAIZ DO ESPIRITO DE INTIMIDAÇÃO

A raiz deste Espírito é o medo. O medo é o condutor de toda ação deste Espírito que faz com que o homem olhe para si mesmo, para sua capacidade física, intelectual, social, financeira e esqueça-se de olhar para DEUS e para os seus recursos. Quando você deixa-se tomar pelo medo corre o risco de deixar de ver o amor de DEUS por sua vida e em consequência disso deixar que o seu amor por Ele esfrie. Mas há uma Palavra profética de DEUS para tua vida I João 4:8 – Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. E I João 4:18 – No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo; Ora, o medo produz tormento, logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.

Às vezes isso começa através de uma depressão, de uma crise dentro do casamento, de uma doença, de uma crise financeira, de uma calunia que vai te colocando dentro de um cativeiro espiritual, fazendo com que você sinta os seguintes sintomas:

  • CANSAÇO MENTAL, QUE TE LEVA AO CANSAÇO FÍSICO QUE TE LEVA A TER UMA VISÃO SOMENTE DO PRESENTE E NÃO DO FUTURO – DEUS chamou Gideão para vencer e ele só conseguia enxergar o presente e não o futuro. Vers. 12 e 13

Pare de ficar olhando somente para sua realidade, olhe para ela não com o sentimento de derrota ou fracasso, mas olhe para ela com o sentimento de que Deus pode mudar o seu quadro, a sua história. Talvez, Gideão ficava ali pensando na sua vida, já na próxima leva de trigo que lhe sobraria após mais uma invasão dos midianitas, aquela mesmice, acomodado com o sofrimento. Tem muita gente assim, acomodada com o sofrimento, com a invasão dos “inimigos”. Esse tipo de pensamento vai minando a sua mente trazendo um cansaço mental, que vai se expandindo pelo seu corpo trazendo um cansaço físico e daqui a pouco você não tem força alguma para lutar pelos seus sonhos. Levante-se hoje como valente do SENHOR e vá buscar tudo aquilo que Deus tem preparado para sua vida.

  • ENFRAQUECIMENTO DA FÉ – DEUS disse que Gideão livraria Israel dos Midianitas, mas ele questionava como iria fazer isso. Vers. 14 e 15

A acomodação com as lutas vai enfraquecendo aos poucos a fé. Segundo o que diz a Bíblia em Hebreus 11:1 – Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Se a fé é baseada na certeza daquilo que não se vê, e você fica olhando somente para as circunstâncias lhe apresentam, é sinal de que a sua fé está se comprometendo ou até mesmo já está comprometida. Por isso, eu lhe encorajo a ver além das circunstâncias, a enxergar além daquilo que os seus olhos carnais podem ver, sonhe, projete, deseje, Deus está contigo e ele vai te abençoar.  Romanos 12:3: ?… segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Ou seja, Deus tem uma medida. E a medida da fé é a mesma de Cristo. Ele tem uma medida e a repartiu a cada um. Ele deu a cada um de nós a mesma medida da fé que Ele tem. A fé não tem nada a ver com a fé natural: muita ou pouca fé, tímida, forte, poderosa ou fraca. A fé é um dom. Efésios 2:8diz ?Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;

  • ESFRIAMENTO ESPIRITUAL – O esfriamento espiritual vai te aproximando mais do cativeiro e te afastando mais da liberdade. Você não consegue enxergar a ação de DEUS na sua vida. Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.

Todo esse sintoma produz em você frustração, desconfiança de DEUS e desconfiança na sua Palavra. E o que DEUS não quer é justamente isso. DEUS quer que você confie Nele, pois somente Ele pode te livrar do seu cativeiro.

3º. CORTANDO A RAIZ DO ESPÍRITO DE INTIMIDAÇÃO

Uma pessoa tomada pelo Espírito de Intimidação fica ferida, recua diante das lutas, não dorme direito, não come direito, não vive com alegria. Não adianta vencer uma batalha contra o inimigo, é necessário cortar suas raízes e o machado que DEUS colocou em nossa mão é o EXERCÍCIO DA AUTORIDADE EM NOME DE JESUS CRISTO.

SE NÓS NÃO USARMOS ESSA AUTORIDADE ALGUÉM USARÁ CONTRA NÓS – Foi exatamente o que aconteceu com Adão. DEUS deu toda autoridade a Adão – Gênesis 1:28 – E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E ele entregou nas mãos de satanás – Lucas 4:6 – E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Que se voltou contra ele. O primeiro sentimento de ódio saiu de um filho de Adão, Caim. O primeiro homicídio foi praticado pelo mesmo filho de Adão. E de lá para cá nada foi como deveria ter sido sempre. Mas um dia, satanás pensou que pudesse usar essa autoridade com alguém que estava acima de tudo e de todas as coisas. Em Lucas 4 o Espírito Santo leva Jesus ao deserto e por lá fica durante 40 dias, sendo tentado pelo diabo: Lucas 4:3-13.

3 – E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.

4 – E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.

5 – E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.

6 – E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.

7 – Portanto, se tu me adorares tudo será teu.

8 – E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.

9 – Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;

10 – Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,

11 – E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.

12 – E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.

13 – E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.

Vemos que o diabo o tempo todo estava tentando a Jesus, o que era isso? Era um Espírito de Intimidação sendo usado pelo diabo para tentar desestabilizar Jesus a ponto de fazê-lo cair em suas tentações. Mas veja que em todo o tempo o que Jesus faz é exercer a sua autoridade. E quando exercemos a nossa autoridade o diabo não pode resistir. Tiago 4:7 – Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Note que o versículo 13 diz “… ausentou-se dele por algum tempo.” Isso significa dizer o seguinte: O EXERCÍCIO DA NOSSA AUTORIDADE ESPIRITUAL TEM QUE SER DIÁRIO E CONSTANTE, pois certamente o diabo não se deu por vencido e vai tentar sempre te derrubar, mas quando exercemos nossa autoridade espiritual concedida por DEUS uma coisa é certa: O diabo SE LEVANTA, MAS PARA CAIR DIANTE DO DEUS A QUEM VOCÊ SERVO E DIANTE DE VOCÊ.

CONCLUSÃO:

Gideão custou um pouco a acreditar, mas acabou “pegando no tranco”. Avançou, venceu, cresceu e conquistou. Você não é carro velho ou um carro enguiçado para “pegar no tranco”. Você é a imagem e semelhança de DEUS para avançar, vencer e conquistar. Você é o corpo daquele que é a cabeça, a saber, JESUS CRISTO, o Senhor dos senhores e Rei dos reis.

Avance, cresça, vença e conquiste, pois este é um tempo de crescimento e de vitórias para você e sua família.

Graça e Paz!

Pr. André Lepre

Portal Padom

 

Deixe sua opinião