‘Você não pode tirar Jesus de nós’: cristãs iranianas testificam sobre serem presas por Cristo

Duas cristãs iranianas estão implorando ao mundo para ouvir os gritos do povo iraniano ao relatar sua própria provação de serem presos por sua fé.

531
cristas iranianas perseguicao prisao
As cristãs iranianas Maryam Rostampour (E) e Marziyeh Amirizadeh (D) falam sobre como foram perseguidas por sua fé no Ministério para a Promoção da Liberdade Religiosa no Departamento de Estado em Washington, D.C., em 27 de julho de 2018.

Duas cristãs iranianas estão implorando ao mundo para ouvir os gritos do povo iraniano ao relatar sua própria provação de serem presos por sua fé.

Em observações feitas diante de centenas de pessoas reunidas em uma sessão plenária na tarde de quarta-feira no Departamento de Estado para a Liberdade Religiosa, Maryam Rostampour e Marziyeh Amirizadeh explicaram como Jesus Cristo as sustentou e interviu milagrosamente quando foram presas. As mulheres nasceram em famílias muçulmanas que se tornaram cristãs quando jovens; as duas amigas se conheceram na Turquia enquanto estudavam teologia em 2005.

As duas mulheres foram presas em 2009 pelo regime iraniano por causa de sua fé cristã e passaram 259 dias em uma das mais notórias prisões da nação. Elas foram submetidas a interrogatórios diários e tortura mental, foram acusados de terem cometido várias ofensas – apostasia, blasfêmia, promoção do cristianismo no Irã – e foram condenadas à execução por enforcamento. Durante a sua provação, as autoridades iranianas também rotineiramente ameaçavam suas vidas e as vidas de suas famílias, a fim de pressioná-las a se retratar de sua fé, mas elas se recusaram.

“Como o Islã é a única religião oficial no Irã, as autoridades do governo proíbem que outras minorias religiosas pratiquem sua fé”, disse Amirizadeh, observando que a perseguição contra os cristãos vem aumentando nos últimos anos.

Homens e mulheres que deixam o Islã para a fé cristã são considerados “infiéis” e “sujos”, continuou ela, e tais indivíduos frequentemente enfrentam a pena de morte e vários tipos de tortura.

Ela e Rostampour foram maltratadas na prisão em que foram presas, não foram autorizadas a usar certas instalações dentro da prisão e os médicos não as trataram com medicamentos. Elas foram coagidas a participar de orações islâmicas e não tiveram acesso a Bíblias. Enquanto estavam na prisão, também viram os guardas da prisão abusando e batendo fisicamente nos outros, uma fonte de agonia para elas.

A única coisa que nos ajudou a permanecer em nossa fé foi nosso relacionamento pessoal com Jesus e o amor de Deus que temos experimentado em nossas vidas. Nós lhes dissemos muitas vezes que Jesus é nosso Senhor e você não pode tirá-lo de nós”. Amirizadeh disse.

Rostampour acrescentou: “Acreditamos que estamos vivos hoje por causa do poder de Jesus e seus milagres”.

O governo iraniano teve que libertar as amigas após a pressão internacional significativa de outros governos, ministérios cristãos e grupos de defesa. No entanto, pouco antes de serem libertadas, os agentes da inteligência os ameaçavam que seriam vigiadas diariamente e disseram-lhes que não podiam garantir sua segurança, dando-lhes nomes de pastores que foram mortos secretamente depois de serem libertados da prisão.

Algumas das ameaças foram que ‘você vai morrer em um acidente’ ou ‘sua casa pode pegar fogo'”.

Rostampour e Amirizadeh foram forçadas a deixar o Irã em 2010.

Elas contam suas experiências angustiantes e as numerosas outras injustiças ocorridas no Irã em um livro que elas escreveram em cativeiro chamado ” Captive in Iran: A Remarkable True Story of Hope and Triumph amid the Horror of Tehran’s Brutal Evin Prison.” (Cativo no Irã: Uma Notável Verdadeira História de Esperança e Triunfo em meio ao Terror da Prisão Brutal de Evin, em Teerã).

“Centenas de cristãos foram presos por autoridades iranianas e acusados de perturbar a segurança nacional por serem cristãos e participar de igrejas domésticas, recebendo sentenças de prisão de 2 a 10 anos”, explicou Rostampour na quarta-feira.

Apesar dessas pressões, o cristianismo está se espalhando no Irã, continuou ela, e a maioria dos iranianos estao cansados de seu governo atual, considerando corrupto e opressor.

“Nossa esperança e oração para o nosso país é que um dia o Irã seja um país livre”, disse ela recebendo aplausos, “governado por um governo democrático”.

“Esperamos um dia em que todas as minorias religiosas possam se reunir em paz sem ter medo de ser assediado, preso, torturado ou morto pelo governo”.

Ela instou a comunidade internacional a ouvir as vozes clamando por liberdade no Irã.

Após suas observações, o Embaixador para a Liberdade Religiosa Sam Brownback, que presidiu a reunião ministerial, e o Administrador da USAID, Mark Green, reiteraram a importância de promover a liberdade religiosa em todo o mundo.

A primeira reunião ministerial para promover a liberdade religiosa, realizada na semana passada pelo secretário de Estado Mike Pompeo, contou com a participação de delegados de mais de 80 países, incluindo alguns em que há preocupações com a liberdade religiosa.

Portal Padom

Deixe sua opinião