Pastor evangélico promete revelar 45 mentiras que os cristãos dizem e acreditam

361
Pastor Andrew Farley escreve polêmico livro

Você é salvo pela morte de Jesus na cruz. Você deve morrer para si mesmo diariamente. Um verdadeiro cristão não comete mais pecados. É saudável ter medo de Deus. Você deve doar 10% de sua renda para a Igreja.” Segundo um autor e pastor evangélico, tudo isso é mentira.

Andrew Farley, pastor líder da não-denominacional Igreja Sem Religião em Lubbock, Texas, terá um livro lançado na terça-feira intitulado Twisted Scripture: Untangling 45 Lies Christians Told Told.

No livro, Farley procura criticar equívocos comuns sobre o ensino e a prática cristãs que são acreditados pelos próprios cristãos.

Os tópicos incluem visões sobre salvação, doações de caridade, julgamento divino, perdão, como o Antigo Testamento se relaciona com o cristianismo e outras questões.

Para cada mentira, Farley oferece argumentos e referências bíblicas que procuram minar a reivindicação. Após cada réplica, o livro inclui perguntas de reflexão e uma breve oração.

Em uma entrevista ao The Christian Post, Farley explicou que ele compilou a lista de 45 mentiras com base no que ele tinha visto e ouvido ao longo dos anos.

Nos últimos 20 anos, tenho visto grandes desentendimentos entre os cristãos evangélicos sobre o amor de Deus, a graça de Deus, o perdão de Deus, nossa identidade em Cristo. Acabei de ver tantos mal-entendidos em que as Escrituras foram tiradas do contexto”, explicou Farley.

“Então, listei 45, mas por causa da realidade do que eu cresci acreditando e tantas outras pessoas acreditam e então o livro é projetado para desvendar ou esclarecer e voltar à mensagem central do Evangelho.

O Christian Post entrevistou Farley na sexta-feira a respeito de seu livro e tópicos relacionados a ele, incluindo seus pontos de vista sobre o “evangelho da prosperidade” e a opinião de alguns de que os cristãos deveriam “desatrelar-se” do Antigo Testamento. Abaixo estão trechos da entrevista.

CP: Você mencionou ter sido criado com algumas das mentiras criticadas no livro. Quais foram algumas das mentiras que você incluiu no livro em que você acreditou?

Farley: Fui criado para acreditar, por exemplo, que você tem que pedir perdão a Deus toda vez que pecar de modo que se relacione com a Parte G no livro: “Deus perdoa pouco a pouco cada vez que você peca”. Então fiquei petrificado que, se eu me esquecesse de confessar um, se eu deixasse um pecado fora, se não percebesse que cometi um pecado que não tinha sido confessado que um dia você conheceria o julgamento final, encontrar Deus lá e depois ter que pagar por esse pecado de alguma forma, porque eu não confessei nem pedi perdão. Então, isso seria um bom exemplo e, em seguida, apenas a ideia geral de que no julgamento final eu teria que responder pelos meus pecados. Eu acho que muitos cristãos pensam que eles têm que responder pelos seus pecados no julgamento final, quando o ponto principal da cruz é que Jesus Cristo levou os nossos pecados e não se lembra mais deles.

Eu meio que me envolvi em uma conversa dupla. Eu diria “meus pecados estão perdoados” e, cinco minutos depois, eu diria que tinha que responder pelos meus pecados ou seria julgado pelos meus pecados.

CP: Algumas das mentiras se concentraram na relação do cristão com o Antigo Testamento. O escritor e pastor Andy Stanley acumulou muita controvérsia sobre seu argumento de que os cristãos deveriam “se desatar” do Antigo Testamento. Qual a sua opinião sobre essa visão?

Farley: Eu tenho ensinado isso por 25 anos, que toda a Bíblia é a Palavra de Deus do Gênesis ao Apocalipse, mas temos que colocar o Antigo Testamento no contexto. O Novo Testamento nos diz que estamos mortos para a lei e não sob a lei e que Cristo é o fim da lei para todos aqueles que crêem. E notei que, na teologia moderna, as pessoas estão se protegendo e regando e dizendo que “estamos mortos para algumas leis, estamos mortos para a lei cerimonial, estamos mortos para o sistema sacrificial, mas não estamos mortos para a lei moral“. E vejo isso como totalmente não-bíblico.

Flertar com Moisés está traindo Jesus. E eu acho que as pessoas estão correndo para os Dez Mandamentos e olhando para aqueles como nossa fonte de moralidade e vejo as Escrituras nos contando uma história diferente.

Então, minha opinião é que não apenas tomamos Jesus por Seu sangue, não apenas tomamos Jesus por Seu sacrifício, mas também levamos Jesus a viver dentro de nós por Sua moralidade e ética e confiamos Nele, não em tábuas de pedra..

CP: A mentira final que você discutiu foi “Deus promete riqueza e saúde a todo crente”. Por que você acredita que o evangelho da prosperidade continua tendo seguidores apesar das denúncias generalizadas dos líderes dentro da Igreja?

Farley: Porque aqueles líderes que denunciam o evangelho da prosperidade não têm o ouvido daqueles que estão seguindo o evangelho da prosperidade. É claro e simples que a saúde e a riqueza têm sido perseguidas pela humanidade por milhares de anos e se você simplesmente coloca uma marca de Jesus nessas aspirações e diz às pessoas que se elas vierem a Jesus elas podem ter saúde garantida e riqueza garantida. Sempre teremos uma fila pela porta enquanto as pessoas olham para Deus como uma máquina de slot divina onde você coloca seus quartos e puxa a maçaneta da fé e sai as bênçãos.

De acordo com o Novo Testamento, isso é um sonho. O apóstolo Paulo tinha algo chamado “espinho na carne” que ele pediu a Deus para tirar dele três vezes e Deus disse que Sua graça é suficiente para Paulo. Timóteo padecia de doenças estomacais freqüentes e Paulo recomendava um pouco de vinho tinto para isso . Ele não disse a Timóteo para ter mais fé, ele disse a ele para tomar um pouco de vinho tinto. Então, claramente, os cristãos não estão garantidos a cura de cada vez só porque eles estão em Cristo e da mesma forma, Paulo disse que para aqueles que olham para o Evangelho como um meio de ganho financeiro são de uma mente depravada e que é uma linguagem muito forte.

CP: Quais são algumas das grandes coisas que você espera que os leitores tirem do seu livro?

Farley: Eu quero que os leitores vejam a bondade de Deus. Eu quero que as pessoas reconheçam quão grande é a obra de Jesus Cristo em termos de nos tornar totalmente perdoados e nos fazer bem com Deus para sempre, não importa o que aconteça. Quero que as pessoas vejam quão grande é o coração de Deus para nós e quão incrível é o amor e a graça encontrados em Jesus Cristo.

Deixe sua opinião